14 dicas úteis para sobreviver a situações extremas

25/01/2016 às 13:052 min de leitura

Nós fazemos estas listas torcendo para que você nunca tenha que usar nenhum destes itens! Porém, nós sabemos que, em um momento de emergência, as decisões que tomamos em poucos segundos são determinantes para assegurar nossa vida e segurança. Por isso, separamos algumas dicas rápidas e fáceis de lembrar para você manter a calma e o controle em situações adversas. Confira:

1. Caso você precise pegar água de uma fonte não confiável, o ideal é ferver o líquido por três minutos. Porém, se você não tiver uma panela nem conseguir fazer uma fogueira, coloque o líquido em uma garrafa de plástico transparente e deixe no sol por seis horas. Mas, lembre-se, se o líquido estiver com sedimentos a ponto de a luz não penetrar, o método não dará certo.

2. Para resolver o problema com os sedimentos, você pode usar uma meia-calça, que vai filtrar as partículas grandes dos líquidos e ainda pode servir de torniquete para conter uma hemorragia.

3. Não coma neve para se hidratar! Ingerir gelo vai reduzir temperatura do seu corpo demais. Por isso, se esta for sua única opção, espere a neve derreter.

4. Se você está em um local que não recebe água tratada, adicione uma gota de água sanitária para cada litro e deixe o líquido repousar por 30 minutos. A solução vai purificar a água.

5. Se você estiver em uma área que está sendo atingida por raios e não conseguir achar um abrigo, jamais deite-se no chão! Estar em contato total com o solo deixa o seu corpo mais suscetível à descarga elétrica.

6. Se você estiver em um incêndio, sempre procure descer. O fogo e a fumaça vão sempre para cima. Além disso, arraste-se pelo chão para não sufocar com a fumaça.

7. Se você estiver sentindo muito frio, não adormeça: se o seu corpo estiver próximo à hipotermia, você pode morrer.

8. Se você se perder, não escolha uma direção e vá simplesmente andando. Procure subir em algum lugar alto para ter uma noção da sua localização.

9. Se você se machucar, estiver perdendo sangue e não tiver nada por perto para servir como bandagem, utilize musgos. Eles são fáceis de encontrar e vão auxiliar.

10. Se você precisar pegar alguns peixes e não tem nenhum material de pesca, é possível utilizar sua camiseta como rede. Para atrair peixes pequenos, cuspa na superfície da água e eles serão atraídos, pensando ser comida.

11. Não entre no mar se você estiver sangrando ou, no caso das mulheres, menstruada – os tubarões têm um olfato superapurado que percebe sangue mesmo a centenas de metros.

12. Caso o confronto com o animal seja inevitável, parta para o ataque! Tente acertar a cabeça do tubarão para mostrar que não é indefeso, e ele poderá desistir.

13. Durante muito tempo acreditou-se que ficar sob o batente de uma porta era o melhor a se fazer em caso de um terremoto, mas esse pensamento não passa de um mito! Se você optar por isso, corre o risco de ser esmagado até a morte! Uma boa opção é se esconder debaixo de uma mesa e segurar-se. 

14. Se você estiver viajando e se deparar com a aproximação de um tornado, nunca se abrigue debaixo de uma ponte ou viaduto: as estruturas podem entrar em colapso! 

Você já precisou tomar uma decisão rápida para se salvar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: