publicidade

5 lugares que podem sumir do mapa graças ao aumento do nível dos mares

06/11/2012 às 08:012 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

O derretimento das calotas polares e glaciares é uma realidade, e alguns especialistas estimam que o nível dos oceanos pode subir 59 centímetros até 2100. Isso significa que inúmeras ilhas e cidades costeiras podem simplesmente desaparecer do mapa. Você pode conferir abaixo algumas dessas localidades que podem deixar de existir em um futuro bem próximo:

Tuvalu

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Localizado no Pacífico, entre o Havaí e a Austrália, este pequeno arquipélago formado por ilhas e atóis já vem sofrendo com constantes inundações e problemas com a agricultura local graças ao aumento do nível dos mares. A Nova Zelândia concordou em receber refugiados ambientais provenientes de Tuvalu caso a situação piore, e é bastante provável que o arquipélago acabe sendo completamente inundado.

Veneza

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

A belíssima cidade italiana, famosa por seus inúmeros canais e edifícios históricos, além de estar afundando em uma média de 10 centímetros por ano, também pode sucumbir graças ao aquecimento global e consequente aumento das águas dos oceanos. O governo italiano vem estudando medidas para evitar que esse desastre ocorra, embora Veneza continue correndo o risco de desaparecer por completo.

Maldivas

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Considerado como o país insular mais baixo do mundo, 80% das ilhas que formam o arquipélago se encontram a apenas 1 metro acima do nível do mar. Sua capital — Malé — é a segunda ilha mais populosa do planeta, e o presidente maldivo já anunciou um plano que prevê a realocação dos habitantes do país na Austrália, Sri Lanka e Índia.

Kiribati

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Outro arquipélago do Pacífico que corre o risco de ser engolido pelas águas dos oceanos é Kiribati, localizado próximo a Tuvalu. A situação é tão preocupante que o governo local já tentou comprar uma ilha vizinha para servir de novo lar para a população, e a agricultura está se tornando totalmente improdutiva graças à contínua salinização do solo.

Seicheles

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

O arquipélago de Seicheles é formado por 115 ilhas de coral e granito localizadas no Oceano Índico. Com uma população de aproximadamente 87 mil habitantes, o aumento do nível dos mares já foi sentido por lá, e a população local afirma que a faixa de areia das praias costumava ser muito mais extensa do que a pequena área disputada pelos turistas para tomar sol.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: