Fenômeno raro promove um espetáculo nos céus da Escócia [vídeo]
210
Compartilhamentos

Fenômeno raro promove um espetáculo nos céus da Escócia [vídeo]

Último Vídeo

Um vídeo postado recentemente no YouTube traz um daqueles fenômenos naturais capazes de fazer mesmo o mais cético dos sujeitos abandonar momentaneamente alguns dogmas. Trata-se de uma rara combinação de dois eventos que isoladamente já são consideravelmente raros: a aurora boreal e as chamadas nuvens noctilucentes.

A conjunção dos espetáculos se deu nos céus da Escócia — mais especificamente sobre o condado de Caithness. Naturalmente, o efeito “uou!” aí é ajudado pela utilização de uma prática de filmagem conhecida como “time lapse”, que consiste em registrar determinado evento com registros bastante espaçados do filme — quase como uma projeção de slides.

Dois fenômenos raros

Conforme dito anteriormente, os fenômenos envolvidos na curiosa combinação do vídeo já são isoladamente bastante incomuns. Dos dois, entretanto, talvez a aurora boreal ainda seja a mais conhecida. Trata-se de uma dança de luzes provocada pelo impacto de partículas do vento solar e poeira espacial com a alta atmosfera da Terra, por meio de uma “canalização” do campo magnético terrestre.

Já as chamadas nuvens noctilucentes representam um fenômeno relativamente novo para a ciência — de fato, não há registros anteriores a 1885. Trata-se de nuvens compostas de cristais de gelo postadas em altitudes bastante elevadas, visíveis apenas quando iluminadas por raios crepusculares, enquanto a atmosfera abaixo permanece nas sombras.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.