Ciência mostra que pinguins se movem como carros no trânsito [vídeo]
66
Compartilhamentos

Ciência mostra que pinguins se movem como carros no trânsito [vídeo]

Último Vídeo

Estudos científicos já se preocuparam em analisar diferentes aspectos do comportamento dos pinguins, mas até o momento os pesquisadores ainda não haviam se debruçado sobre esses animais quando eles estão agrupados.

Para entender como funciona a dinâmica dos grupos de pinguins, o pesquisador Daniel Zitterbart e sua equipe do Instituto Alfred Wegener para Pesquisa Polar e Marinha, na Alemanha, filmaram os grupos há alguns anos e analisaram o movimento de cada animal individualmente.

Curiosamente, eles descobriram que o simples passo de uma das aves é suficiente para desencadear o movimento dos outros pinguins como se fosse uma onda. “Não temos ideia de como descrever essas ondas. Queríamos saber como e onde elas se iniciam dentro do grupo e como se propagam”, explica Zitterbart de acordo com o New Scientist.

Para buscar essas respostas, a equipe aplicou um modelo matemático utilizado frequentemente para estudar os congestionamentos de trânsito. Os pesquisadores descobriram que o modelo é capaz de prever os movimentos passo a passo dos pinguins individualmente dentro do grupo, da mesma maneira que é possível prever como os carros avançam no meio de um engarrafamento.

Ainda, é interessante notar que, diferente de outras espécies, os pinguins machos é que são os responsáveis por cuidar dos ovos durante o período de incubação. Dessa maneira, esses grupos são formados apenas por machos, que se juntam para manter o calor de que seus ovos precisam durante o inverno antártico. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.