Cinegrafista flagra rara formação de raios durante erupção vulcânica

25/03/2015 às 05:362 min de leitura

É impossível não ficar deslumbrado diante de imagens de erupções vulcânicas, não é mesmo? Pois além de flagrar vários desses majestosos fenômenos, de quebra, o cinegrafista alemão Marc Szeglat conseguiu capturar a rara formação de raios sobre a cratera do vulcão Sakurajima, localizado na ilha japonesa de Kyushu. Como se fosse pouco, Marc ainda registrou a onda de choque provocada no momento em que o vulcão explode e começa a cuspir lava. Assista:

De acordo com o pessoal do portal Barcroft TV, Szeglat é um fotógrafo e cinegrafista especializado em registrar vulcões, e durante seus quase 20 anos de carreira já escalou mais de 40 deles — alguns mais de uma vez. As imagens do vídeo acima foram capturadas no início de março, enquanto o alemão estudava o Sakurajima, que está em plena atividade desde meados da década de 50.

Fenômeno incomum

Já conforme explicou Michelle Douglas da BBC, a formação de raios durante erupções vulcânicas é um fenômeno raro e frequentemente associado com eventos de grande porte. E, segundo Szeglat, enquanto nas tempestades comuns os cristais de gelo colidem e geram cargas elétricas que resultam nos raios, o fenômeno observado nas erupções vulcânicas é resultado da colisão de partículas de cinza.

Para capturar as incríveis imagens das erupções do Sakurajima, o cinegrafista aguardou pacientemente pelo exato momento no qual o raio foi produzido na coluna de cinzas. Segundo disse, houve um atraso de vários segundos entre observar a erupção e a chegada da onda de choque e do barulho da explosão, e esses momentos foram de grande excitação, já que Szeglat não sabia quão forte ou ensurdecedor eles seriam.

Szeglat contou que às vezes as ondas de choque são tão fortes que chegam a desestabilizar o tripé e a câmera, e, no caso do Sakurajima, o alemão sentiu uma forte e repentina rajada de ar chegar até ele. As erupções explosivas ocorrem quando gases ficam presos no magma e acabam provocando um aumento na pressão até que a lava irrompe através do vulcão.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: