Corais estão sendo atacados por substância dos cremes de proteção solar
211
Compartilhamentos

Corais estão sendo atacados por substância dos cremes de proteção solar

Último Vídeo

Um novo estudo publicado na última terça-feira (20), pela revista Archives of Environmental Contamination and Toxicology concluiu que uma substância química comumente usada em produtos para cuidados pessoais e higiene, tais como cremes de proteção solar, representa uma ameaça ecológica para corais e recifes de corais, colocando em risco a sua própria sobrevivência. 

A Oxibenzona (também conhecida como BP-3 ou benzofenona-3) está presente em mais de 3,5 mil produtos de proteção solar em todo o mundo. A contaminação dos recifes de coral ocorre através dos mergulhadores que usam filtros solares e das descargas de águas residuais de estuários municipais e sistemas sépticos costeiros.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe de cientistas marinhos da Virgínia, da Flórida, de Israel, do Aquário Nacional dos EUA e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Ela foi publicada menos de quinze dias após a NOAA anunciar que está acontecendo o terceiro maior fenômeno de branqueamento de corais na história.

Coral sofrendo processo de branqueamento - Imagem: NOAA

O estudo é intitulado “Efeitos Toxicopatológicos do Filtro de Protetor Solar UV Oxibenzona (Benzofenona-3) nas Plânulas de Corais e Células Primárias Cultivadas, e a Contaminação Ambiental no Havaí e nas Ilhas Virgens Americanas”. Ele demonstra que a exposição das plânulas (larvas de coral) à oxibenzona provoca uma deformação morfológica grave, danos ao DNA e, o que é ainda mais alarmante, atua como um perturbador endócrino. Este último faz com que o coral se encapsule em seu próprio esqueleto, o que acaba por causar a sua morte.

O que você pensa a respeito dos hábitos humanos estarem causando a morte e a extinção de diversas espécies animais e vegetais no planeta? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.