Qual seria a aparência da Antártida se ela não fosse coberta de gelo?
342
Compartilhamentos

Qual seria a aparência da Antártida se ela não fosse coberta de gelo?

Último Vídeo

Você já tentou imaginar o que existe embaixo da imensa camada de gelo — que conta com mais de 3 mil metros de espessura em alguns pontos! — que cobre a Antártida? Então, dê uma olhadinha na interessante animação abaixo, produzida pela NASA:

Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo.

O vídeo mostra a Antártida desprovida de todo o gelo que a recobre, revelando o que nenhum ser humano jamais pôde ver: o leito de rocha que compõe o continente. A animação foi criada a partir de um mapa superdetalhado — o Bedmap2 — gerado pelo British Antarctic Survey.

Esse novo mapa foi desenvolvido com base em um mapeamento anterior, ao qual foram incorporadas milhares de medições realizadas sobre a superfície da Antártida. Essas informações foram combinadas a imagens de satélite obtidas através do ICESat da NASA, além de dados coletados por radar que também foram obtidos pela agência espacial por meio do monitoramento realizado por aviões especiais.

Além de revelar a topografia do terreno sob a camada gelada, o mapa — o mais detalhado produzido até agora — também nos ajuda a entender como funciona o fluxo de gelo do continente para o oceano, e como essa dinâmica pode contribuir para a elevação do nível dos mares.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.