Sismo registrado no Brasil há 126 anos pode ter sido provocado por meteoro
69
Compartilhamentos

Sismo registrado no Brasil há 126 anos pode ter sido provocado por meteoro

Último Vídeo

De acordo com uma notícia divulgada pelo portal UOL, um terremoto sentido em dois Estados brasileiros há quase 130 anos pode ter sido provocado pelo impacto de um meteoro. Quem apresentou essa hipótese foi o geólogo José Alberto Vivas Veloso, professor aposentado do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, que estuda abalos históricos ocorridos pelo país.

Segundo a notícia, o sismo de magnitude 3 na Escala de Richter foi registrado em agosto de 1887, e os tremores foram sentidos nos Estados do Paraná e de São Paulo. Em suas pesquisas, Veloso encontrou relatos de testemunhas que sentiram a terra estremecer em Paranaguá e na Ilha do Mel — localizadas na costa paranaense —, assim como o de um canoeiro próximo ao local que afirmou ouvir um forte estrondo seguido de uma elevação no nível do mar.

Evidências

O terremoto também foi sentido em Cananeia, já no litoral de São Paulo, e os habitantes afirmaram ver um risco brilhante cruzar o céu, seguido de um forte ruído. As tripulações de duas embarcações que se encontravam na costa paulista — uma delas a 500 quilômetros de distância de Cananeia — descreveram ter ouvido um barulho parecido a um estampido e disseram sentir um forte cheiro de enxofre depois.

Veloso também descobriu que um grupo de agricultores inclusive teria encontrado uma cratera, e que ocorreram interferências na comunicação entre Antonina e Paranaguá — na época feita via telégrafo — na manhã do sismo. Para o geólogo, todos esses eventos estão relacionados e poderiam ser explicados pela passagem e posterior impacto de um meteoro na região, já que foram observados no mesmo dia, horário e ano.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.