Cientistas mapeiam na China a maior câmara subterrânea do planeta
112
Compartilhamentos

Cientistas mapeiam na China a maior câmara subterrânea do planeta

Último Vídeo

De acordo com a National Geographic, após passar por um extensivo mapeamento tridimensional, uma câmara subterrânea localizada na China recebeu o título de maior do mundo em volume. A extraordinária câmara foi descoberta por geólogos chineses e europeus em 1989, e faz parte de um imenso sistema de cavernas chamado Gebihe, localizado sob o Parque Nacional Ziyun Getu He Chuandong.

O mapeamento tridimensional, no entanto, só foi iniciado em 2013, por uma expedição formada por uma equipe internacional financiada pela National Geopgraphic. Depois da realização de extensivas leituras com o uso de equipamentos a laser, os resultados foram reprocessados por especialistas da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que estimaram o volume da câmara.

Miao

Conhecida como Miao Room, a câmara conta com um volume de 10,78 milhões de metros cúbicos — ou o equivalente a quatro pirâmides de Quéops —, superando em 10% o volume da antiga detentora do título de maior câmara do mundo, a Sarawak Chamber localizada na Malásia, embora a caverna malaia ainda seja a maior do planeta em área, com seus incríveis 154,5 mil metros quadrados.

A imensa câmara se encontra sob uma série de morros e só pode ser acessada através de um riacho subterrâneo. Os resultados do mapeamento da Miao Room — assim como o de outras duas grandes câmaras chinesas, a Titan e a Hong Meigui, e o da Sarawak da Malásia — foram apresentados no último domingo durante a Conferência Nacional de Cavernas do Reino Unido, que ocorreu em Leek. Você pode “passear” pela enorme caverna através deste link.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.