Ciência
21/10/2016 às 07:03•1 min de leitura
Você deve estar sabendo da ofensiva que foi iniciada nos últimos dias no Iraque com o objetivo de retomar a cidade de Mosul, que havia caído sob o domínio do Estado Islâmico. As operações envolvem a participação de militares iraquianos, combatentes Peshmerga — curdos — e milícias xiitas, assim como de uma coalizão composta por dezenas de países, incluindo os EUA e o Reino Unido.
Aliás, como você também deve estar sabendo, boa parte do apoio oferecido pelos integrantes da coalizão vem sendo oferecido através de ataques aéreos a armazéns, infraestrutura, acampamentos etc. do ISIS. De acordo com Christopher Woody, do portal Business Insider, a luta contra o califado se encontra em andamento há meses, no entanto, imagens capturadas na última segunda-feira, dia 17 de outubro, dão uma ideia do tremendo poder das investidas.
O impressionante vídeo que você vai ver a seguir mostra o que aconteceu com um caminhão — presumivelmente — completamente carregado de explosivos do Estado Islâmico que se encontrava cerca de 20 quilômetros ao sul de Mosul, a segunda maior cidade do Iraque. Assista:
De acordo com as informações que acompanham o clipe, o ataque foi realizado por um avião de caça Eurofighter Typhoon pilotado pela Força Aérea Real do Reino Unido — que disparou uma bomba guiada que acertou o alvo em cheio e pulverizou o caminhão. Veja novamente:
Caminhão pulverizado
Segundo Christopher, no mesmo dia, antes do ataque acima, as investidas da coalizão conseguiram destruir um galpão utilizado para a fabricação de bombas do ISIS instalado próximo a Mosul. No entanto, apesar da intensidade dos bombardeios e acometidas, desde que a última ofensiva teve início — no dia 16 de outubro — os militares encontraram forte resistência por parte dos rebeldes. Portanto, os conflitos continuam na região.