Veja o sistema antiaéreo israelense interceptando 15 mísseis
115
Compartilhamentos

Veja o sistema antiaéreo israelense interceptando 15 mísseis

A Cúpula de Ferro — ou Domo de Ferro — é um sistema antiaéreo israelense feito para destruir mísseis de curto alcance e bombas de artilharia, interceptando ameaças lançadas contra áreas com população.

Ele foi desenvolvido pela empresa de defesa Rafael e consegue abater ameaças disparada de 70 metros a 4 quilômetros. Você pode ver no primeiro vídeo a simulação de como as coisas funcionam na prática.>

Já no vídeo seguinte, é possível ver a Cúpula de Ferro funcionando de verdade e derrubando nada menos que 15 mísseis no ar. As imagens mostram que, de longe, tudo é muito semelhante a um show de fogos de artifício — exceto pela parte em que, se um desses cai em um prédio, centenas de pessoas podem morrer. 

O barulho é ensurdecedor e saber que algo tão perigoso está acontecendo logo acima da sua cabeça poderia deixar muita gente em estado de pânico. No entanto, esse já é considerado como o escudo antimísseis mais eficaz do mundo, o que ameniza as preocupações.

90% de sucesso

A Cúpula de ferro passou a operar em 2011 em Israel. Apenas um mês após sua implementação, ela interceptou seu primeiro míssil, lançado da Faixa de Gaza. Um ano depois, foi informado por uns dos principais jornais de Jerusalém que o esquema de defesa havia impedido o impacto de 90% dos mísseis lançados de Gaza.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.