Fotos de satélite mostram 32 anos de mudanças no nosso planeta
864
Compartilhamentos

Fotos de satélite mostram 32 anos de mudanças no nosso planeta

Último Vídeo

Não é de hoje que o Google oferece imagens de satélite mostrando praticamente todos os cantos do mundo em alta definição através dos seus serviços Google Maps e Google Earth. Em 2013, a empresa fez jus à sua proposta de organizar toda a informação da internet e criou o Timelapse, um mapa que mostra todas as mudanças na paisagem terrestre que aconteceram nas últimas décadas.

Agora, essa ferramenta foi atualizada para mostrar as alterações que aconteceram no planeta desde 1984. O mais impressionante é que a qualidade das novas fotos é bem maior que as lançadas em 2013, facilitando a comparação com as imagens atuais.

Mudanças radicais aconteceram nessas mais de três décadas, como você pode ver abaixo. Essas fotos, por exemplo, mostram a região das areias betuminosas de Athabasca, na província canadense de Alberta. Nelas, é possível ver a expansão da exploração de petróleo na região ao longo dos anos.

Aqui, você pode ver o crescimento da cidade de Dalian, na China. Com a explosão econômica, quase todas as grandes cidades chinesas cresceram bastante durante esse período.

Também não é difícil encontrar mudanças negativas. Basta uma viagem rápida pela América do Sul para encontrar sinais de desmatamento na vegetação tropical da região, principalmente na Floresta Amazônica. Abaixo, você vê uma região da Bolívia próxima à cidade de Concepción.

Uma das coisas mais legais que você pode fazer com a ferramenta é ir até a sua cidade para ver como ela mudou com o tempo. Aqui, é possível visualizar o crescimento das cidades-satélite de Brasília.

Se quiser continuar brincando, basta ir até a página do Google com o mapa do Timelapse.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.