Terremotos recentes podem ter alterado o tamanho do monte Everest
121
Compartilhamentos

Terremotos recentes podem ter alterado o tamanho do monte Everest

Último Vídeo

O Everest é a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altitude. Essa medição, porém, pode não estar atualizada, já que as recentes movimentações tectônicas na região do Nepal podem ter aumentado ou diminuído o tamanho do monte. Autoridades nepalesas e indianas estão investigando essa possibilidade.

A Índia, inclusive, tentará enviar uma expedição ao topo da montanha para efetuar uma medição atualizada da sua altitude. Alguns cientistas acreditam que o Everest pode ter diminuído, enquanto outros defendem que ele aumentou, por isso é necessário colocar um fim nessa dúvida.

O Nepal foi atingido por vários abalos sísmicos nos últimos anos, incluindo o de abril de 2015, que deixou mais de 8 mil mortos. Em algumas regiões, seções inteiras de terra foram elevadas em até 9 metros. Acredita-se que o tamanho do Everest não tenha mudado tanto assim, ficando na ordem de alguns centímetros – tanto para mais quanto para menos.  

Terremoto de 2015 também deslocou Catmandu, a capital do Nepal, em cerca de 3 metros na horizontal

Dessa maneira, independente da mudança, é extremamente difícil que o Everest perca o posto de montanha mais alta do mundo, já que o segundo lugar pertence ao K2, com 8.611 metros – 237 metros a menos que o recordista. Análises por satélite logo após o grande terremoto de 2015 mostravam que a montanha permanecia com o mesmo tamanho, mas os cientistas querem fazer uma medição in loco para ter certeza.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.