Artes/cultura
09/03/2017 às 10:56•1 min de leitura
Uma das características que nos torna únicos entre os mais de 7 bilhões de seres humanos é a nossa impressão digital. Localizada no Mar Adriático, na costa da Croácia, a pequena ilha de Baljenac possui um terreno que se assemelha a essa característica presente em cada um de nossos dedos – principalmente o do “joinha”.
A formação curiosa é resultado de muros de pedras construídos em séculos passados para delimitar áreas de agricultura. Essas paredes não levam nenhum tipo de argamassa, tendo sido feitas apenas com o encaixe das pedras de forma a criar estruturas sólidas o suficiente para resistir ao tempo.
Pedras são empilhadas para liberar o solo
O terreno da Croácia é bastante rochoso, o que dificulta a agricultura. No passado, os fazendeiros retiravam as pedras do solo e as empilhavam em várias cadeias de muros para poder liberar a terra. Assim, até mesmo a pequena ilha de Baljenac, com apenas 1,4 km², é capaz de ter mais de 23 km desses muros de pedras.
Outra vantagem desse tipo de construção é de cortar o vento em regiões costeiras, que também pode danificar as plantações. Várias áreas da Croácia adotaram essa técnica, mas em poucas o resultados estético é tão curioso quanto em Baljenac – também conhecida como Bavljenac. Agora, o governo do país está pressionando a UNESCO para incluir a ilha entre os Patrimônios Mundiais da Humanidade.
Do alto, a ilha parece a impressão digital de um grande dedão