11 penitenciárias incríveis que existem em algumas partes do mundo

30/05/2017 às 04:072 min de leitura

O sistema carcerário brasileiro é assustador e desumano, nos fazendo questionar o estado psicológico com o qual uma pessoa sai de uma penitenciária, depois de alguns anos vivendo em celas superlotadas e tendo acesso a condições precárias de comida e higiene, só para citar alguns dos problemas atuais.

Em diversos países, no entanto, a ideia é transformar a vida dos presidiários, fazendo com que eles tenham boas condições de saúde e conforto para, assim, colocar em prática processos de ressocialização e ensinar aos detentos algumas alternativas profissionalizantes. Confira:

1 – Presídio Suomenlinna, na Finlândia

Conhecida como “penitenciária aberta”, essa construção não mantém os detentos entre grades e cercas protetoras de arames. Em vez disso, tem uma cerca de piquete, de fácil abertura.

2 – Presídio de Halden, na Noruega

Aqui, os detentos cozinham, jogam video game, praticam atividades físicas e dormem em camas confortáveis. Os quartos parecem dormitórios universitários e não celas. A ideia é justamente tratar essas pessoas com humanidade, para que elas retomem a vida social depois, em boas condições físicas e psicológicas.

3 – Presídio de Otago, na Nova Zelândia

Olhando a foto, é difícil acreditar que ela não seja de um quarto de um adolescente, não é mesmo? Nessa penitenciária, os presos têm recursos para cuidar da saúde e costumam ler muito também.

4 – Presídio de San Pedro, na Bolívia

Essa penitenciária de La Paz foi, por 20 anos, uma espécie de vilarejo onde 3 mil presos viviam com suas famílias. Como grande parte dos presidiários ali foram detidos pelo tráfico de drogas, suas famílias acabavam ficando desamparadas financeiramente e, por isso, elas poderiam ficar nessa penitenciária que era uma espécie de hotel.

5 – Centro de Justiça da Áustria

Arquitetonicamente falando, o local já não tem nada a ver com a maioria das penitenciárias. O prédio foi construído com a intenção de ser bem iluminado e, na entrada, há placas lembrando que as pessoas ali dentro têm o direito de ser tratadas com dignidade e humanidade.

6 – Presídio de Aranjuez, na Espanha

Aqui os presos que têm filhos podem ter convivência frequente e intensa com eles e com os cônjuges. A penitenciária conta, inclusive, com um berçário e um playground, com a ideia de evitar que as crianças percebam que seus pais estão presos.

7 – Penitenciária de Pondok Bambu, na Indonésia

Esse presídio feminino permite que as detentas comprem uma estadia em “quartos de luxo”.

8 – Penitenciária HMP, no País de Gales

Esse presídio, que mais parece uma escola, oferece diversos cursos aos detentos, que também têm um grande ginásio para atividades físicas e podem se divertir jogando sinuca e tênis de mesa.

9 – Prisão de Sollentuna, na Suécia

Aqui os presos podem preparar a própria comida e passam o dia vendo TV ou usando a academia local. A ideia da penitenciária é também promover uma boa ressocialização de quem passar por aqui.

10 – Prisão de Champ-Dollon, na Suíça

O governo acabou de investir US$ 40 milhões para reformar essa penitenciária, que conta com quartos espaçosos, arejados e limpinhos.

11 – Penitenciária de Bastoy, na Noruega

Aqui os presos ficam em uma ilha privada, realizando atividades do campo, pescando, esquiando, andando a cavalo e jogando tênis.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: