5 das batalhas mais absurdas da História

11/09/2018 às 02:003 min de leitura

Ao longo da História, a humanidade foi testemunha de um sem fim de guerras e enfrentamentos. Embora a maioria delas tenha algum tipo de justificativa — se é que podemos nos referir a lutas sangrentas com milhares de mortos como algo justificável! — para ter ocorrido, existem algumas batalhas que foram travadas por razões completamente absurdas.

Assim, além das guerras épicas que todo mundo conhece, também existiram aquelas que duraram apenas alguns minutos, contendas iniciadas por culpa de animais e até invasões ditadas por oráculos. O pessoal do site Quo publicou um interessante artigo recheado de curiosas batalhas disparatadas, e você pode conferir cinco delas a seguir:

1 – O oráculo mandou!

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Tudo bem que algumas pessoas ainda se deixam influenciar pelo que os horóscopos dizem, mas no passado isso era coisa séria, e os antigos inclusive consultavam oráculos e adivinhos antes de ir à guerra. Segundo a lenda — descrita por Heródoto —, Creso, o último rei da Lídia, só decidiu invadir a Pérsia depois de consultar o Oráculo de Delfos, que determinou “Ataque e destruirás uma grande nação”.

Contudo, a mensagem não foi corretamente interpretada, pois, Creso ordenou as invasões e se deu mal. Os persas aniquilaram os lídios, invadindo o reino do monarca crente logo depois, arrasando suas cidades.

2 – Álcool e excesso de testosterona

Fonte da imagem: Reprodução/Tejiendo el mundo

Durante a guerra russo-turca, mais precisamente em 1788, ocorreu uma das batalhas mais absurdas de que se tem notícia. O exército austríaco — aliado do czar — ocupava a planície de Karánsebes para fazer frente aos otomanos quando alguns ciganos apareceram por ali vendendo rum. Alguns oficiais acabaram comprando a bebida, e as coisas se complicaram quando os “egoístas” se recusaram a compartilhar o álcool com os soldados de infantaria.

Isso deu início a uma acalorada discussão, que evoluiu para uma incrível pancadaria. E como uma coisa leva à outra... alguns soldados sacaram seus sabres e outros a começar a disparar. Resultado: quando os turcos finalmente chegaram para a luta, se depararam com os cadáveres de 9 mil homens, e essa briga ridícula ficou conhecida como a Batalha de Karánsebes.

3 – Porquinho belicoso

Fonte da imagem: pixabay

No século 19, americanos e britânicos brigavam pelo comando das Ilhas San Juan, um pequeno arquipélago no qual ambas as nações tinham colônias instaladas. Mas, um belo dia, um porco invadiu as terras de um americano, que matou o animal. Por azar, o bichinho pertencia a um britânico, o que levou os ingleses a exigir o pagamento pela vida do suíno. Como o americano se negou, acabou sendo preso e mantido em seu estábulo pelos britânicos.

Para não ficarem atrás, os americanos decidiram cercar a propriedade do inglês com 400 soldados, e como resposta, os ingleses enviaram uma pequena frota e 1.500 homens para acudir. Por fim, os dois bandos concordaram em que a Alemanha atuasse como árbitro da contenda, que acabou resultando na decisão de garantir a soberania do arquipélago aos Estados Unidos.

4 – Cadê o GPS?

Fonte da imagem: Reprodução/The Sikh Archives

Em 1848, durante a Batalha de Chillianwala, na Índia, o 14° Regimento de Dragões Britânicos, por algum motivo bizarro — provavelmente um oficial que não era muito familiarizado com mapas, vai saber! —, investiu na direção contrária ao inimigo, atacando suas próprias tropas e provocando a debandada aterrorizada de seu exército.

5 – “Guerra Express”

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Conhecida como um dos conflitos mais curtos da História — se não o mais curto —, a Guerra Anglo-Zanzibari, travada em 1896 entre a Inglaterra e o sultanato de Zanzibar, durou apenas 38 minutos! Depois da morte do sultão, seu primo, Khalid Bin Bargash, subiu ao poder e resolveu dificultar as relações comerciais com os ingleses e beneficiar os alemães. Os britânicos não gostaram nada dessa história, e enviaram uma frota de cinco barcos ao local.

O pobre exército de Bargash, que contava com míseros três mil soldados e apenas um barco, não tinha a menor chance contra a investida inglesa, e depois de menos de 40 minutos de bombardeios, a batalha estava terminada.

*Publicado em 20/08/2013

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: