Estilo de vida
09/01/2014 às 13:35•1 min de leitura
James Cheshire, um geógrafo britânico, resolveu demonstrar a população de alguns países de uma forma diferente. Ele criou um mapa em que rastreou a população por latitude de modo que algumas cidades do mundo se mostrassem como arranha-céus sobre terra.
Segundo as informações de seu site, o mapa intitulado "Linhas da População" mostra a densidade populacional em latitude. O objetivo era alcançar uma perspectiva simples e nova nesses dados conhecidos.
Fonte da imagem: Reprodução/Spatial.ly
“Marquei poucas cidades para fins de orientação, mas eu deixei a maior parte dos adornos cartográficos convencionais. Estou muito satisfeito com o resultado final. Não apenas porque se assemelha com a icônica capa do álbum do Joy Division (Unknown Pleasures), mas porque é um grande exemplo de visualização de dados como arte”, afirmou Cheshire.
Os dados contidos no mapa foram retirados da NASA SEDAC. Segundo o criador, eles foram mapeados muitas vezes antes e, em muitos aspectos bonitos, mas nenhum tão convincente quanto a abordagem que ele usou. Modesto o rapaz, não?
Fonte da imagem: Reprodução/Spatial.ly
Quem gostou do trabalho do geógrafo pode comprar uma versão do mapa no site spatial.ly.