publicidade

Veja quais são algumas das cidades mais antigas do mundo

10/01/2014 às 10:583 min de leitura

Existem poucas cidades espalhadas pelo mundo que desde os tempos antigos ainda permanecem em pé, por mais que hoje estejam cercadas por edifícios mais modernos e repletos de tecnologia. Contudo, em alguns casos, o tempo parece ter parado em determinadas regiões. Quando o assunto é classificar qual é a cidade mais antiga do mundo, muitas são as polêmicas e os debates sobre qual é esse lugar.

A questão é que não há como definir com exatidão qual é a cidade mais antiga do mundo, já que não dispomos de informações precisas sobre a fundação de cada uma dessas áreas metropolitanas (que começaram como verdadeiros vilarejos). Além disso, o termo cidade pode ser pouco específico se levarmos em consideração o contexto antigo desses aglomerados.

Tudo o que podemos quantificar são as informações aproximadas da idade dessas cidades anciãs. O problema é que muitas das fontes encontradas são interpretadas de modos bem distintos. Por exemplo, alguns arqueólogos dizem que Damasco, capital da Síria, possui mais de cinco mil anos; enquanto outros sugerem que é possível rastrear dados na região de até 12 mil anos atrás. Veja quais são algumas das cidades mais antigas do planeta:

1 – Damasco, Síria

Fonte da imagem: Reprodução/Buzzle

Comumente Damasco é classificada como a cidade e capital continuamente habitada mais antiga do mundo. Também é conhecida como Cidade do Jasmim e tem estado no centro dos acontecimentos históricos da Ásia há milênios. Algumas evidências arqueológicas apontam que os primeiros habitantes chegaram à região e se estabeleceram por lá dez mil anos a.C. Como hoje não existem documentos ou construções que possuam essa idade, não há como saber com precisão quando foi o nascimento desse centro no Oriente Médio.

2 – Jericó, Palestina

Fonte da imagem: Reprodução/Buzzle

Jericó é uma cidade da Palestina localizada perto do Rio Jordão e frequentemente citada na Bíblia. Disputa o título de cidade mais antiga do mundo junto com Damasco, já que as referências arqueológicas da região apontam vestígios de habitação há nove mil anos a.C. Conhecida como Cidade das Palmeiras, hoje Jericó possui tradição judaico-cristã, porém certas regiões de sua área foram erguidas, destruídas e reerguidas com o passar dos anos por diferentes culturas.

3 – Biblos, Líbano

Fonte da imagem: Reprodução/Buzzle

Juntamente com Damasco e Jericó, Biblos faz parte das consideradas três cidades mais antigas do mundo, também disputando o título de lugar mais histórico graças aos sítios arqueológicos ao seu redor que apresentam vestígios de habitações humanas há mais de 5 mil a.C. O seu nome mudou bastante com o passar dos séculos (Gebal, Gluba, Keben, Kepen, entre outros) e o local também foi constantemente habitado por vários povos. Um dos locais favoritos dos arqueólogos, graças às camadas de ruínas que se sobrepõem continuamente.

4 – Jerusalém, Israel

Fonte da imagem: Reprodução/Buzzle

Jerusalém está entre as cidades mais antigas do mundo, já que registros de mais de cinco mil anos a.C. já foram encontradas por arqueólogos na região. Apesar de possuir um terreno metropolitano bastante pequeno, Jerusalém é considerada uma cidade sagrada para os judeus, cristãos e muçulmanos, abrigando pessoas das três religiões e seus respectivos templos e igrejas. Durante os milênios, Jerusalém foi atacada dezenas de vezes, sendo destruída e reerguida com o passar dos séculos.

5 – Atenas, Grécia

Fonte da imagem: Reprodução/Buzzle

Muitos conhecem Atenas, capital da Grécia, por ser o “berço da civilização ocidental” ou o “berço da democracia”. Contudo, poucos sabem que ela também é uma das cidades mais antigas do mundo, passando dos sete mil anos de idade. Porém, somente durante o primeiro milênio antes de Cristo que o local realmente cresceu e se tornou um conglomerado urbano, durante a chamada “Idade de Ouro” grega.

6 – Varanasi, Índia

Fonte da imagem: Reprodução/Buzzle

Varanasi é uma das sete cidades sagradas do hinduísmo e foi fundada há mais de cinco mil anos a.C. Para muitos, é considerado o centro religioso da Índia e atingiu o posto mais respeitoso das cidades hindus no período de Sidarta Gautama, quando foi a capital do Reino de Caxi. Hoje, é um centro na produção de seda, tapetes, marfim e perfumes.

Essas estão entre as cidades mais antigas do mundo, porém, como já falamos, não há como determinar a idade precisa desses lugares. Cidades como Gaziantep, na Turquia, Plovidiv, na Bulgária, Sídon, no Líbano e Aleppo, na Síria, também estão entre os centros urbanos mais antigos do planeta. Você conhece mais algum local que pode figurar nessa lista? Se sim, contribua com a gente nos comentários. 

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: