Cientistas encontram vale mais profundo do que o Grand Canyon na Antártica

Cientistas encontram vale mais profundo do que o Grand Canyon na Antártica

Menos de seis meses depois de um grupo de cientistas britânicos ter descoberto uma estrutura maior que o famoso Grand Canyon sob o gelo da Groenlândia (como vimos aqui), um novo grupo de pesquisadores britânicos encontrou uma fenda de grandes proporções escondida na Antártica.

Os responsáveis pela descoberta são das universidades de Newcastle e Bristol, na Inglaterra, e descobriram a formação durante uma expedição ao território. Eles utilizaram dados de satélite fornecidos pela NASA e radares de penetração no gelo para mapear o terreno.

Segundo as medições realizadas pelo grupo, a fenda – que se mostrou grande o suficiente para ser considerada um cânion – é duas vezes mais profunda do que o Grand Canyon (que você vê na imagem acima). A formação recebeu o nome de Ellsworth Trough e mede 3,2 quilômetros de profundidade, 300 quilômetros de comprimento e 24 quilômetros de largura. Em termos de comparação, o cânion americano possui 1,6 quilômetros de profundidade, 445 quilômetros de comprimento e 29 quilômetros de largura.

A equipe de pesquisadores instalou radares nas duas extremidades da fenda para tentar determinar o que existe abaixo do gelo. Mesmo sem ter maiores informações, os cientistas acreditam que a formação tenha cerca de 80 milhões de anos.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.