Veja como São Paulo, Paris e Los Angeles cresceram ao longo dos séculos
160
Compartilhamentos

Veja como São Paulo, Paris e Los Angeles cresceram ao longo dos séculos

Último Vídeo

O crescimento urbano das grandes cidades do mundo muitas vezes ocorreu de modo desorganizado e não tão planejado – com exceção de alguns casos. Pensando nisso, o pessoal da Universidade de Nova York produziu um projeto batizado de "Urbanization Project", caracterizado por demonstrar visivelmente como foi o crescimento de algumas das cidades do mundo no decorrer dos séculos.

As animações são bem simples, como se tintas aquarelas fossem jogadas sequencialmente e formassem os conglomerados urbanos durante as décadas. Para melhor visualização, os anos estão separados por cores, então podemos ver melhor como essas cidades se expandem. Quem sabe, se tivéssemos um medidor de quilômetros ao lado das imagens conseguiríamos perceber melhor como as cidades crescem. Três cidades foram escolhidas pelo projeto, confira:

Paris:

Acompanhamos o crescimento da cidade desde 1800, quando as formas da capital eram mais simétricas e estruturadas, dando lugar ao gigantesco crescimento urbano que passou nos últimos 200 anos.

São Paulo:

A maior cidade do Brasil também foi planejada no início, como podemos ver na animação. Contudo, graças ao grande crescimento desordenado podemos ver, especialmente depois de 1960, que os arredores de São Paulo foram totalmente ocupados pela população.

Los Angeles:

A Cidade dos Anjos possui um dos padrões de crescimento mais estranhos, já que diversos centros urbanos são criados no decorrer das décadas e depois são engolidos pelo conglomerado que se tornou a cidade. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.