Ciência
29/10/2014 às 10:10•1 min de leitura
O ministério do Interior austríaco está tentando encontrar uma administração disposta a se instalar na casa natal de Adolf Hitler em Braunau-am-Inn. O prédio de 800 m2, alugado desde 1972 pelo Estado e o município de proprietários privados para evitar que se converta num local de peregrinação neonazista, está há três anos desocupado.
Sua proprietária atual, cuja identidade não foi revelada, rejeitou a proposta do Estado e do município, que queriam instalar uma universidade popular e um centro de caridade e ajuda para imigrantes. O ministério deseja agora que as administrações interessadas se manifestem o quanto antes possível, segundo informou o ministério do Interior.
A casa em que nasceu o ditador nazista em 1889 e na qual morou até os três anos custa 4.600 euros mensais às finanças públicas. A proprietária rejeitou várias ofertas de compra governamentais por achar o preço insuficiente. A construção abrigou no passado um centro de formação de jovens aprendizes e uma oficina para portadores de deficiência física.
O município de Braunau-am-Inn colocou em 1989 uma placa feita de uma pedra extraída do campo de concentração de Mauthausen para alertar contra o fascismo.
Vienne, Autriche
Via Em Resumo