Seis países concentram metade da população mundial. Veja quais são eles

11/11/2014 às 10:042 min de leitura

De acordo com o site Worldometers, a população mundial já ultrapassou a marca dos 7,2 bilhões de habitantes. Curiosamente, segundo Conrad Hackett do Pew Research Center, metade de toda essa gente se concentra em apenas seis países, e entre eles figura o nosso gigante Brasil.

Essa lista de países inclui a China, com aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes, seguida pela Índia com quase 1,3 bilhão, os EUA, com uma população superior a 323 milhões, a Indonésia com mais de 253 milhões, depois o Brasil, com mais de 202 milhões e, por último, o Paquistão, com mais de 186 milhões de habitantes. Em outras palavras, as nações que ocupam a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª colocação somam, juntas, menos de 1 bilhão de habitantes. Confira o mapa:

Ainda de acordo com Conrad, de 1950 até 2010, a população mundial praticamente triplicou. Contudo, as projeções atuais indicam que nas próximas décadas a velocidade de crescimento deve diminuir bastante, e que a população mundial em 2050 deverá ser de aproximadamente 9,6 bilhões de habitantes — conforme você pode conferir no gráfico interativo criado pelo Pew Research Center abaixo:

***

A título de curiosidade, nós aqui do Mega Curioso queríamos averiguar quantos países existem no mundo — para complementar as informações do artigo acima, para apresentar um termo de comparação —, e descobrimos que a resposta a essa questão não é tão simples assim de responder! Segundo o site Worldatlas, existem várias fontes com esse número, e existem disparidades entre delas.

Assim, enquanto o Departamento de Estado dos EUA considera que existem 194 países no mundo, por exemplo, a ONU reconhece a existência de 193 países (até o ano de 2013), embora algumas vezes esse número varie para 194 e até 195, caso o Vaticano e os territórios palestinos sejam considerados.

Além disso, se Taiwan for considerada como independente da China, então o número pode subir para 196. Por último, o pessoal do Worldometers — que foi a fonte que consultamos para obter o número da população mundial e conferir o número de habitantes dos seis países mais populosos —, contabiliza dados de um total 232 países, sendo que 32 dessas nações contam com menos de 90 mil habitantes.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: