Site permite geração de mapas interativos abrangendo 5 mil anos de História

23/02/2015 às 05:291 min de leitura

Pense em quanto as fronteiras do nosso mundo já mudaram nos últimos séculos como resultado das migrações, guerras, invasões, processos de independência e dissoluções de blocos inteiros. Agora imagine o quanto elas não devem ter mudado ao longo de milhares e milhares de anos de História — graças aos conflitos, conquistas, descobrimentos, quedas e surgimento de impérios!

Apesar de não ser difícil encontrar informações sobre os eventos que foram moldando a cara do mundo como conhecemos hoje, nem sempre é fácil encontrar ferramentas que nos permitam visualizar a situação geopolítica de determinadas regiões em períodos históricos concretos.

Geopolítica interativa

Com isso em mente, um time de historiadores, geógrafos, matemáticos, engenheiros e outros especialistas resolveram se unir para desenvolver o GeaCron, um sistema que permite a geração de mapas geopolíticos interativos que reúnem o movimento de civilizações e fronteiras e seus respectivos contextos históricos do ano 3 mil a.C. até os dias atuais.

De acordo com os desenvolvedores, através da ferramenta é possível definir um intervalo de tempo e acompanhar a evolução de uma determinada região, assim como “viajar” pelo mapa conferindo dados como relevo, aproximar a visualização, realizar buscas e navegar pelo período estabelecido.

E mais: graças às configurações disponíveis, é possível criar um verdadeiro atlas histórico composto por diversas linhas temporais, diferentes formas de governo, situação geopolítica e todo tipo de entidades históricas. Tudo isso interligado de forma interativa para facilitar o estudo e compreensão da História.

Além disso, o melhor é que o acesso ao site é gratuito, e o GeaCron  ainda permite a criação de links dos mapas e sequências temporais geradas para que eles possam ser inseridos em todo tipo de publicação online — como você pode conferir no mapinha acima.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: