Artes/cultura
15/06/2015 às 07:07•1 min de leitura
Você sabia que, dependendo do país, existem diferentes modos de escrever as datas? Não existe um modo universal em todas as nações para escrever datar os dias e anos, porém métodos mais utilizados de acordo com países. Por exemplo, aqui no Brasil nós escrevemos dia/mês/ano. Já nos Estados Unidos, o correto é escrever mês/dia/ano. Por outro lado, no Japão escrevemos ano/mês/dia. Enquanto no Canadá todos esses modos estão certos.
Um tanto confuso, não? Pelo menos para os canadenses, que precisam identificar e distinguir as datas diariamente até passarmos do ano 2031. O fato é que não existe um jeito certo ou errado de escrever as datas, desde que a mensagem desejada seja passada. Na ilustração logo abaixo, você pode conferir melhor quais são os sistemas de datas aplicados de acordo com a região do planeta.
O método aplicado é importante para bancos, para empresas, para calendários escolares e para nós organizarmos as nossas férias, porém não existem diferenças substanciais entre um modo e outro. Como cada país adota o sistema que julga ser mais interessante, é preciso chegar a um consenso global para evitar problemas relacionados às datas. Foi assim que chegamos ao ISO 8601, emitido pela Organização Internacional de Padronização.
A norma define um modelo internacional a ser seguido, que é, digamos, o método oficial de datar os dias e o horário em todo o mundo. A principal característica do formato de data e hora da norma ISO 8601 é que a informação da data e da hora seja ordenada a partir do valor mais significativo – em outras palavras, do maior ao menor (ano/mês/dia). Hoje, existem alguns países que adotaram o ISO 8601 como data oficial para facilitar essa padronização, como é o caso do Japão e Coreia do Sul.