Veja como as pessoas escrevem as datas em diferentes países do mundo

15/06/2015 às 07:071 min de leitura

Você sabia que, dependendo do país, existem diferentes modos de escrever as datas? Não existe um modo universal em todas as nações para escrever datar os dias e anos, porém métodos mais utilizados de acordo com países. Por exemplo, aqui no Brasil nós escrevemos dia/mês/ano. Já nos Estados Unidos, o correto é escrever mês/dia/ano. Por outro lado, no Japão escrevemos ano/mês/dia. Enquanto no Canadá todos esses modos estão certos.

Um tanto confuso, não? Pelo menos para os canadenses, que precisam identificar e distinguir as datas diariamente até passarmos do ano 2031. O fato é que não existe um jeito certo ou errado de escrever as datas, desde que a mensagem desejada seja passada. Na ilustração logo abaixo, você pode conferir melhor quais são os sistemas de datas aplicados de acordo com a região do planeta.

O método aplicado é importante para bancos, para empresas, para calendários escolares e para nós organizarmos as nossas férias, porém não existem diferenças substanciais entre um modo e outro. Como cada país adota o sistema que julga ser mais interessante, é preciso chegar a um consenso global para evitar problemas relacionados às datas. Foi assim que chegamos ao ISO 8601, emitido pela Organização Internacional de Padronização.

A norma define um modelo internacional a ser seguido, que é, digamos, o método oficial de datar os dias e o horário em todo o mundo. A principal característica do formato de data e hora da norma ISO 8601 é que a informação da data e da hora seja ordenada a partir do valor mais significativo – em outras palavras, do maior ao menor (ano/mês/dia). Hoje, existem alguns países que adotaram o ISO 8601 como data oficial para facilitar essa padronização, como é o caso do Japão e Coreia do Sul.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: