Ciência
07/03/2017 às 10:37•1 min de leitura
Você ficou um pouco confuso com o título da matéria? Então, antes de a gente explicar sobre o que se trata, assista rapidinho ao vídeo a seguir:
Viu só como o helicóptero parece levitar como se tivesse sido submetido a algum tipo de mágica poderosa — ou como se estivesse sendo abduzido por uma nave alienígena? Na verdade, se trata de um efeito ótico bastante comum e, embora tenhamos a impressão de que as hélices estão paradas, o que acontece no vídeo é que elas estão girando em sincronia com a velocidade em que a imagem está sendo registrada.
Segundo Michael Zhang, do portal Peta Pixel, o vídeo foi capturado por um cara chamado Chris Fay, e o curioso efeito ocorre quando a velocidade do rotor que movimenta as hélices coincide com a velocidade em que a câmera de filmagem captura cada quadro da cena.
Assim, supondo que o equipamento utilizado por Fay registre 60 quadros por segundo, isso significa que a câmera "clica" 60 fotos em um único segundo. E cada vez que ela capturou um quadro durante a cena, as hélices se encontravam exatamente na mesma posição. Simples assim!