Você já deve ter visto inúmeros exemplos como este, com imagens que criam diferentes tipos de ilusão de óptica. Algumas delas se movem enquanto você fixa o olhar sobre os desenhos, outras criam uma espécie de fantasma quando você desvia o olhar. Existem, inclusive, as que enganam o seu cérebro e fazem com que você acredite que está enxergando cores diferentes.

Contudo, a animação do vídeo acima, criada pelo designer Hjalmar Snoep, faz com que você tenha a impressão de que os objetos estão se movendo depois que desvia o olhar. Basta você se aproximar da tela do computador e olhar fixamente durante 60 segundos para a cruzinha vermelha que aparece no centro da imagem.

De acordo com o site New Scientist, isso ocorre porque a imagem provoca um superestímulo dos fotorreceptores que temos nos olhos depois de observar as imagens por um tempo determinado, resultando nas imagens “mágicas” que vemos depois. Já o movimento que vemos depois, pode ser a resposta de células presentes em nossa retina, que vão se cansando no decorrer do vídeo.