A incrível animação que você acabou de ver no vídeo foi criada por Brusspup, não se tratando de nenhuma montagem ou efeito especial. Na verdade, Brusspup utilizou desenhos impressos de forma bastante criativa, que parecem criar vida quando uma transparência com barras paralelas desliza sobre as figuras estáticas.

Para conseguir esse efeito, Brusspup imprimiu em uma transparência uma série de barras paralelas intercaladas por fendas transparentes, na qual cada barra impressa corresponde a seis dessas fendas. Depois, o rapaz utilizou seis combinações de um mesmo desenho, impressas em uma única página, sendo que cada combinação também correspondia a uma série de linhas paralelas.

Linhas e transparências

Dessa forma, ao deslizar a transparência sobre a folha de papel com a combinação de figuras, algumas linhas ficam sobrepostas enquanto outras preenchem as fendas transparentes, fazendo com que o nosso cérebro interprete essas sobreposições na forma de movimento devido às diferentes combinações e posicionamento das linhas.

Aliás, se você quiser imprimir as figuras em casa e criar o seu próprio vídeo, Brusspup disponibilizou links para cada uma das figuras nos comentários que ficam logo abaixo do vídeo postado no YouTube, o qual você pode acessar através deste link.

Fonte: YouTube