Ciência
06/02/2013 às 11:32•2 min de leitura
Algumas pessoas detestam as ilusões de óptica. Mas a verdade é que a maioria de nós simplesmente adora ficar observando figuras ou animações “mágicas” que são capazes de enganar o nosso cérebro e nos fazer ver coisas — movimentos, tamanhos, cores, perspectivas, objetos etc. — que não existem.
Aqui mesmo, no Mega Curioso, você poderá encontrar inúmeras ilusões de ótica que fizeram sucesso na internet. E, só para não perder o costume, confira algumas novidades capazes de dar um nó no nosso cérebro:
(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo )
Para ver a ilusão de óptica corretamente, cubra as paredes e veja como o corredor parece se mover mais depressa, e depois cubra o corredor para ter a impressão de que as paredes aceleram.
(Fonte da imagem: Reprodução/Matthew B. Thompson)
Mantenha os olhos fixos na cruz branca que aparece no centro da imagem e veja como os rostos das celebridades ficam distorcidos.
(Fonte da imagem: Reprodução/Foto-Jennic)
Você sabe dizer em qual direção a roda gigante está girando?
(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo )
A incrível animação acima foi produzida através de uma transparência com série de linhas paralelas impressas que deslizam sobre uma figura estática. Você pode saber mais sobre essa ilusão clicando neste link.
(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo )
A ilusão de óptica acima tem o mesmo efeito de outra figura que publicamos faz algum tempo, enganando o nosso cérebro e nos fazendo perceber movimentos que não estão realmente acontecendo.
(Fonte da imagem: Reprodução/Uduman)
O que parecem apenas dois pares de linhas paralelas se movendo de forma conjunta se transformam em um quadrado dançante com a simples adição de quadradinhos amarelos. Mágica?
(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo )
Os círculos acima também já apareceram por aqui. Basta focar no pontinho que se encontra no centro da imagem durante 20 segundos e depois olhar para o rosto de alguém para ver o que acontece!
(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo )
A ilusão acima brinca com o ângulo com a qual a cena foi filmada, dando a impressão de que o cubo está flutuando.
(Fonte da imagem: Reprodução/Akiyoshi’s Illusion Pages)
(Fonte da imagem: Reprodução/Krycha 182)
(Fonte da imagem: Reprodução/Anomalous motion illusions )