publicidade

Olho mágico: clipe com efeitos visuais esconde imagens incríveis [vídeo]

03/02/2014 às 05:192 min de leitura

Quem foi criança na década de 1990 deve se lembrar da série de livros “Olho Mágico”, que utilizava técnicas de ilusões de ótica para criar estereogramas e permitir que figuras tridimensionais fossem vistas a partir de imagens bidimensionais.

Pois a banda canadense Young Rival resolveu dar vida a essa técnica e utilizá-la para fazer o clipe da música “Black is Good”. Segundo eles, o segredo dos estereogramas consiste em fazer mudanças súbitas em padrões repetitivos para que a noção de profundidade chegue aos olhos como uma única imagem.

Os clipes que você confere abaixo contaram com a direção de Jared Raab e com a programação de Tomasz Dysinki, além de serem feitos com a ajuda de um Kinect e um computador, conforme descrito no canal do YouTube:

“Coletamos dados da profundidade da Young Rival tocando a música a partir de um Kinect (Xbox) conectado a um computador. O computador utilizava um programa chamado RGBD, criado para capturar as informações de profundidade do Kinect através de um sistema de infravermelho embutido. Assim que coletamos os dados, os transformamos em sequências de imagens e editamos como se fosse um vídeo comum. A única diferença no processo de edição é que a profundidade era representada pela luminosidade.”

Depois desse processo, eles ainda utilizaram um algoritmo e converteram cada um dos frames em um estereograma que ajudou a compor o vídeo. Como é comum que as pessoas apresentam mais facilidade com uma técnica do que com outra, a banda teve o cuidado de produzir um vídeo para ser assistido com os olhos paralelos e outro para se ver com os olhos cruzados.

Para conseguir visualizar as imagens, basta seguir a pequena instrução do começo do vídeo e deixar que as imagens confundam seus olhos até que você consiga enxergar figuras tridimensionais. É preciso um pouquinho de paciência, mas eu garanto que é incrível.

Para aproveitar melhor a experiência, a banda recomenda que o vídeo seja visto em HD e em tela cheia, então siga as instruções e divirta-se! Só não se esqueça de compartilhar conosco as imagens que você foi capaz de desvendar.

Vídeo #1

Desfoque sua visão e relaxe os olhos até que os dois pontos formem um terceiro ponto no meio.

Vídeo #2

Cruze seus olhos até que os dois pontos formem um terceiro ponto no meio.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: