Assista ao vídeo e confira como a aurora boreal é vista do espaço
80
Compartilhamentos

Assista ao vídeo e confira como a aurora boreal é vista do espaço

Último Vídeo

Em 23 de julho de 2014, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) filmou a aurora boreal como ela é vista do espaço e só agora a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou o vídeo que foi feito totalmente em time-lapse (quando o tempo parece correr mais depressa do que a velocidade normal).

O astronauta Alexander Gerst contou que, para fazer o vídeo, foi preciso que a estação sobrevoasse o polo sul durante uma intensa aurora boreal. Todas as imagens foram captadas por astronautas da Expedição 40. Uma apresentação belíssima que encanta os olhos de quem tem a satisfação de fazer esses registros. Confira.

O que é a aurora boreal?

A aurora boreal é um fenômeno que provoca uma luminosidade maravilhosa, enchendo o céu de cores perfeitas e beleza indescritível. Ela acontece quando os ventos solares atingem o campo magnético da Terra. Partículas liberadas em explosões solares ficam retidas na atmosfera, causando erupções na superfície da estrela e ocasionando as tempestades solares.

Ela costuma acontecer nos meses de setembro a outubro, e de março a abril, épocas de maior atividade das manchas solares. O fenômeno ocorre por alterações bruscas no campo magnético do Sol, soltando uma grande quantidade de energia no espaço. É possível visualizá-la melhor na Noruega, Suécia, Finlândia, Alasca, Canadá, Escócia, Rússia, entre alguns outros lugares.

Apesar de a aurora boreal proporcionar um visual incrível, nem sempre é um bom sinal. Ela pode significar que uma tempestade solar alcançou a Terra. Esse tipo de tempestade não representa riscos para a humanidade, porém, interferem em satélites, sistemas de telecomunicações, em aparelhos eletrônicos e coisas do tipo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.