Confira o revestimento que torna qualquer coisa praticamente indestrutível

12/12/2016 às 06:272 min de leitura

Imagine o que aconteceria se você soltasse uma melancia do alto de um prédio. Ela se espatifaria no chão, certo? Pois, conforme você vai poder conferir com os seus próprios olhos na imagem a seguir, inventaram um revestimento superpoderoso — que, para nós aqui do Mega Curioso, mais parece coisa do tinhoso! — capaz de transformar a fruta em uma bola de basquete. Confira:

Essa bolota preta quicando é uma melancia!

Você vai poder descobrir todos os detalhes sobre essa substância impressionante no vídeo do pessoal do portal Veritasium do YouTube que nós inserimos logo mais, mas a experiência da melancia envolveu soltar a fruta do alto de uma torre com altura de 45 metros aproximadamente, e vê-la atingir o solo a 100 quilômetros por hora — o resultado foi esse que você assistiu. Quer ver de novo? Às ordens:

Desta vez, veja a melancia atingir o solo em câmera lenta

Super-revestimento

O nome da substância é Line-X, e ela foi desenvolvida para ser usada primeiramente como revestimento de veículos. Entretanto, graças à extraordinária proteção que o produto oferece, ele também vem sendo empregado na produção de coletes à prova de balas e inclusive foi utilizado para cobrir as paredes do Pentágono — de forma a minimizar os danos e evitar que os ocupantes do edifício sejam atingidos por estilhaços em caso de explosões no exterior.

De acordo com o pessoal do Veritasium, o Line-X é composto por dois ingredientes, um deles contendo principalmente um composto chamado metileno difenil diisocianato, e o outro — que é um polímero que atua como um plastificador — é a substância com o nome assustadoramente imenso que você pode conferir abaixo:

Esse aí é o nome imenso do composto

Pois, quando essas duas substâncias entram em contato uma com a outra, elas reagem em segundos formando um composto chamado poliureia. Então, o que acontece é que, quando os dois componentes principais se encontram, eles formam uma enorme bagunça de fios moleculares flexíveis — que podem ser esticados e voltar ao tamanho original. Assista à explicação completa a seguir:

* Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo:

No caso, para conseguir fazer com que as duas substâncias se mesclem de maneira homogênea, reajam e formem um revestimento uniforme, a turminha que desenvolveu o produto “força” o encontro dos componentes com o uso de pistolas de alta pressão.

Aliás, se você assistiu ao vídeo acima até o final, então você viu que o pessoal do Veritasium fez um segundo experimento, cobrindo uma folha de papel (minuto 4:35) para testar o poder do revestimento. E, depois de alguns minutinhos, o papel se torna indestrutível e impossível de rasgar! Veja:

Nem com muito "muque" deu para rasgar!

E voltando à melancia, Derek, do Veritasium, explica que, quando a fruta atinge o solo, o “miolo” dela é comprimido em direção ao exterior. No entanto, o emaranhado de moléculas que forma o revestimento evita que a casca da melancia se deforme demais ou se rompa no impacto — e a fruta quica pelo chão como se fosse uma bola. E a substância é tão eficaz que, para poder abrir a melancia, os caras do experimento tiveram que usar uma serra circular!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: