De acordo com uma notícia publicada pelo site DigInfo TV, um grupo de engenheiros da Universidade Metropolitana de Tóquio está trabalhando no desenvolvimento de uma nova tecnologia virtual, capaz de despertar os cinco sentidos. Assim, além de usar os equipamentos de áudio e vídeo convencionais, a tecnologia também pode recriar o sentido do olfato e do tato.

Conforme explicaram os responsáveis pelo projeto, quem estiver usando o equipamento, chamado de momento como “Virtual Body System”, além de ver e ouvir, também poderá experimentar as sensações de pisar no chão ou de sentir o vento sobre a pele, por exemplo. Segundo os engenheiros, a intenção é a de recriar várias experiências, como se um indivíduo estivesse assumindo o corpo de outra pessoa.

Experiência virtual

O equipamento é composto por fones de ouvido, uma cadeira que se move e vibra, pedais para recriar a sensação de correr e caminhar e um monitor 3D. Só não ficou muito claro como o paladar será reproduzido. Assim, imagine que você decide “visitar” a cidade de Milão, por exemplo. Graças ao virtual body system seria possível sentir os aromas, caminhar livremente pelas ruas, ouvir os ruídos do ambiente, perceber o solo sob os pés e até a brisa no rosto.

Você pode ver o equipamento em funcionamento no vídeo acima — em inglês —, mas a ideia é que a nova tecnologia melhore dramaticamente a experiência de telepresença, permitindo que um indivíduo visite lugares remotos como se realmente estivesse lá, porém sem sair do conforto de casa.