Brinquedos de montar fazem a alegria da galera há muitas décadas. Joguinhos como LEGO são capazes de dar asas a imaginação, permitindo que você construa o que quiser usando as mais diferentes pecinhas coloridas.

Pois o jovem Leon Overweel, de apenas 14 anos, foi um pouco mais longe do habitual: ele conseguiu construir uma impressora que funciona de verdade e utilizou como base para o seu invento os acessórios disponibilizados pelo jogo.

Chamada de PriNXT, a engenhoca funciona com três motores e lança mão de uma caneta porosa para realizar os traços desejados no papel. A impressão é controlada por alguns programas de computador, como o RobotC, aplicativo muito utilizado no desenvolvimento de robôs montados com LEGO.

PriNXT (Fonte da imagem: Reprodução/World of MindStorms)

Tudo é baseado na linguagem de programação C. Dessa forma, o que você quer que seja impresso precisa ser interpretado e transformado em uma sequência binária de algarismos alternando entre 1 e 0.

A PriNXT é capaz de imprimir imagens com resolução de 50 X 50 pixels e precisa de cerca de 3 horas para conseguir criar uma imagem em uma folha A4. Apesar da lentidão, a invenção não deixa de ser incrível.