
Ciência
26/10/2016 às 10:58•2 min de leitura
Há algumas semanas, um dos assuntos mais comentados na capital paranaense, no que diz respeito a entretenimento, foi a abertura de um legítimo bar de gelo. Sim, gelo! Foram usadas nada menos do que 26 toneladas de água congelada sem minerais para criar as paredes, o teto, os bancos, o balcão, além de uma poltrona gigante e imponente! Um investimento de cerca de R$ 800 mil! Mas, vamos por partes.
Em um dia de muito sol e calor, chegou aqui no escritório uma simpática caixinha térmica com o meu nome – me fazendo saltitar e sentir importante. Assim que abri, vi que era um convite protegido por uma espessa camada de gelo para a inauguração do bar. Tudo muito legal!
Ontem, saímos – eu e Carol, que foi a responsável pelos registros – antes das 19h do escritório em direção ao Shopping Total, onde está localizado o bar. Depois de nos perdermos um pouquinho – afinal, esse é o charme do local –, chegamos a um evento com música, muita gente e chopp liberado para conter os ânimos daqueles que iriam esperar até a hora de entrar.
Depois de uns 40 minutos, chegou a nossa vez: grupos de 15 pessoas se revezavam, mas, antes, era preciso se proteger. Entramos em uma sala e colocamos grandes casacos de frio e luvas. Eu, que não fui nada esperta, estava de vestido e sapatilha, ao contrário da maioria, que usava calças e botas. Mesmo assim, consegui suportar bem o frio de -10 °C.
Assim que você dá os primeiros passos já se encanta com o local: o ar frio, as luzes e a música deixam o clima mágico. O bar é pequeno, 37 metros quadrados, mas extremamente charmoso: uma grande poltrona coberta com uma manta de pelos era disputada por todos e eu não via a hora de sentar nela e cantar o tema musical de Game of Thrones.
Do lado oposto, estavam os locais mais acessíveis e para um grupo maior se sentar e curtir o bar. Mas, sinceramente, ninguém ficava parado por muito tempo: no período em que você fica lá – aproximadamente 20 minutos – o bar é livre e você pode escolher entre diferentes shots de vodca, já que as outras bebidas são cobradas à parte.
Eu, nada esperta, curtindo o frio de vestido e sapatilha
Por falar em bar, você vai adorar tomar os seus drinks em copinhos de gelo – tirando a parte em que eles vão congelar a sua mão, mesmo que você esteja de luva. Mas isso também faz parte da experiência.
Por fim, quando o tour acaba, você sai do local achando que aterrissou no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, já que a diferença térmica é absurda. Eu perguntei aos funcionários por quanto tempo eles ficam lá dentro e eles me explicaram que os turnos são de 3 horas, mas que, até o momento, estavam aguentando bem as baixas temperaturas.
Se você quiser conhecer o primeiro bar de gelo permanente de todo o Brasil, é só ir até o Shopping Total, localizado na Rua Itacolomi, 292, Portão, Curitiba. O ingresso para entrada no estabelecimento custa R$ 35,00, o que dá direito à visitação, a fazer quantas fotos o cliente desejar e ao consumo liberado de shots de bebidas à base de vodka.
Além dos destilados, o bar oferecerá ainda chocolate quente, refrigerantes, sucos, cervejas, chopp e drinks elaborados, com uma apresentação cheia de estilo. Será permitida a entrada de pessoas a partir de 12 anos, sendo que adolescentes de até 18 anos precisam estar acompanhados por um adulto.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h.
Galeria 1