Veja o que acontece quando as ondas batem nesses degraus

03/12/2015 às 05:501 min de leitura

No mundo, há inúmeras maravilhas e atrações turísticas: naturais ou artificiais. Algumas são fruto da ação do homem que, com tecnologias avançadas, constrói verdadeiras obras de arte da engenharia. Já outros locais apresentam belezas incríveis em paisagens inteiramente naturais, que só nos fazem admirar ainda mais os ambientes do planeta.

Mas e se a força da natureza se juntasse à inteligência humana para produzir um verdadeiro espetáculo diário em um belo cenário da Terra? Bem, o arquiteto Nikola Bašic parece ter pensado em um conceito desse quando criou o Órgão do Mar, na cidade de Zadar, Croácia, em 2005. O monumento consiste em uma escadaria construída à beira do mar Adriático, com aberturas de diversos canais estreitos que se conectam a 35 tubos de órgão.

Cada conjunto de degraus possui cinco tubos afinados para emitir notas musicais diferentes. Dessa forma, quando as ondas e o vento batem e entram pelos orifícios dos degraus de mármore, uma série de aberturas na parte superior da escadaria emite sons musicais aleatórios em uma melodia calma e agradável. O resultado dessa fantástica obra você pode conferir no vídeo no topo da matéria.

Premiação e reconhecimento

As escadarias possuem cerca de 70 metros de área construída. Elas foram feitas após a construção de um píer, erguido para receber navios e turistas na bela cidade portuária. Em 2006, a atração ganhou o prêmio europeu de Espaço Público Urbano em função da sintonia perfeita que oferece para ver o pôr do sol sobre o oceano ao som de notas musicais tocadas pelo próprio mar.

Segundo a reportagem do site The Huffington Post, os turistas que visitam o Órgão do Mar saem maravilhados com o som rítmico, memorável e hipnotizante emitido pelos degraus. Confira abaixo, mais um vídeo dessa mistura incrível de natureza com criação do homem:

O que você achou do "Órgão do Mar"? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: