Covão dos Conchos: confira o sumidouro que parece um ser da mitologia grega
703
Compartilhamentos

Covão dos Conchos: confira o sumidouro que parece um ser da mitologia grega

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Depois de olhar para o turbilhão de água da imagem acima, você achou que não existe nada de “mitológico” sobre ele? Então, dê uma olhadinha na figura a seguir — que mostra a ilustração de uma criatura marinha da mitologia grega chamada Caríbdis — e diga se a estrutura da foto não lembra o monstro!

Caríbdis e sua bocona imensa

Quem descobriu o paralelo entre o sumidouro e a criatura mitológica foi Bryan Nelson, do portal Mother Nature Network, depois de ver as belíssimas imagens capturadas por um drone do Covão dos Conchos, uma barragem localizada no alto da Serra da Estrela, em Portugal. Assista ao vídeo a seguir:

Obra humana x mitologia

As imagens foram registradas pelo pessoal do canal PRObilder do YouTube e, segundo as informações que acompanham vídeo, o sumidouro — ou o buracão que lembra um enorme “ralo” de pia que aparece no filme — não é uma estrutura que apareceu na lagoa por obra da natureza.

Na verdade, a estrutura foi construída em meados da década de 50 e faz parte da barragem de Covão dos Conchos que, por sua vez, integra uma central hidrelétrica. Então, o que vemos nas imagens é a boca de um túnel com mais de 1,5 mil metros de comprimento que leva a água da Ribeira das Naves até a Lagoa Comprida. E Caríbdis, quem foi?

De acordo com a mitologia grega, Caríbdis era filha de Poseidon com Gaia e se transformou na deusa das marés. Três vezes ao dia, ela adotava a forma de um enorme redemoinho que tragava enormes quantidades de água e o que quer que caísse em sua boca — e “vomitava” tudo isso outras tantas vezes também.

***

Você já tinha ouvido falar a respeito do Covão dos Conchos? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.