Qual é o tornado mais poderoso que podemos ver?
63
Compartilhamentos

Qual é o tornado mais poderoso que podemos ver?

Último Vídeo

No dia 4 de junho, o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos afirmou que o tornado El Reno, que havia passado recentemente pelo estado de Oklahoma, era o maior já registrado no país. O fato levantou a dúvida de alguns pesquisadores: o quão grande um tornado pode ser?

Em entrevista ao site Dvice, Joshua Wurman, do Centro de Pesquisas de Tempestades norte-americano, diz que não existem números exatos, mas sim marcas extremas que são quase impossíveis de serem alcançadas.

“É improvável que os ventos de uma tempestade ultrapassem a velocidade do som, por exemplo. Eles podem até chegar perto disso, mas a natureza geralmente tenta se livrar de anomalias. Se existem ventos extremamente fortes, forças dissipativas dão conta de diminuir essa velocidade”, afirma Wurman.

Ao mapear os danos ao redor da tempestade causada pelo tornado El Reno, observadores meteorológicos determinaram que ele mediu cerca de 4 km e passou por mais de 26 km de terra a oeste de Oklahoma City, no dia 31 de maio.

No entanto, mesmo com ventos de superfície superiores a 200 km/h, ele não era o recordista em força. O tornado mais forte já registrado por pesquisadores na região chegou próximo aos 500 km/h, em 3 de maio de 1999, e causou mais de US$ 1 bilhão de danos. Segundo Wurman, isso é muito próximo da velocidade máxima que um tornado pode atingir.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.