Conheça a Lagoa Misteriosa, a sétima caverna mais profunda do Brasil
550
Compartilhamentos

Conheça a Lagoa Misteriosa, a sétima caverna mais profunda do Brasil

Último Vídeo

Há alguns dias nós publicamos uma lista com diversos buracos mais famosos e bonitos do mundo, você lembra? As belezas naturais fizeram tanto sucesso que alguns leitores sugeriram que falássemos a respeito da Lagoa Misteriosa, um lugar encantador e que fica aqui mesmo no Brasil.

Localizada no munícipio de Jardim, no Mato Grosso do Sul, a 50 km de Bonito, a Lagoa Misteriosa atrai turistas que buscam um contato maior e mais direto com a natureza em sua mais bonita forma. As águas azuis e profundas da lagoa ficam localizadas a 75 metros de profundidade, ao fundo de uma dolina (uma formação geográfica parecida com um buraco).

É fundo!

Fonte da imagem: Reprodução/IgorSamczuk

Depois dos seis metros de profundidade, a lagoa passa a ser considerada uma caverna freática. Uma medição feita em 1998 garantiu que a lagoa tem mais de 220 metros de profundidade, atraindo mergulhadores de todas as regiões do Brasil.

A Lagoa Misteriosa permaneceu fechada por seis anos, mas reabriu à visitação pública em 2011, oferecendo pacotes que incluem trilha e flutuação, mergulho com cilindro e mergulho técnico. A exploração turística e ambiental da Lagoa Misteriosa contribui com a visibilidade de outros pontos turísticos ecológicos do Mato Grosso do Sul, como o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa.

Curiosidades

Fonte da imagem: Reprodução/DavidSalvatori

Se você já se interessou pelo lugar e está dando um novo rumo às suas próximas férias, confira algumas curiosidades a respeito da Lagoa Misteriosa:

  • Ela é considerada a sétima caverna mais profunda do Brasil;
  • A primeira pessoa a mergulhar na lagoa foi Augusto Auler, em setembro de 1992;
  • A Lagoa Misteriosa foi a primeira lagoa brasileira a ter seu plano de manejo espeleológico aprovado pelo Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas;
  • A cavidade da lagoa tem início na altura do corpo rochoso que separa os dois poços, dando à caverna um formato de túnel, que começa a 5,5 metros de profundidade.

Se você ficou interessado em conhecer mais essa beleza natural de nosso país, neste link há todas as instruções para você chegar até esse lugar belíssimo. Se por acaso você já mergulhou nas águas da Lagoa Misteriosa, conte para a gente como foi a sua experiência!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.