Alerta vermelho: Pequim está com níveis alarmantes de poluição

07/12/2015 às 13:102 min de leitura

Pequim, na China, já é conhecida por ser uma cidade muito poluída. Inclusive, postamos na semana passada a matéria que mostra que o artista plástico “Brother Nut” conseguiu criar um tijolo a partir do ar da cidade.  Porém, esta segunda-feira ficou marcada pelo primeiro “alerta vermelho” de sua história, emitido por autoridades que diagnosticaram a qualidade do ar com o nível de poluição mais grave de uma escala que vai até 4. O Escritório de Meio Ambiente de Pequim anunciou que o alerta será mantido das 7h de terça-feira (8) até as 12h de quinta-feira (10).

Durante esse período, escolas devem ficar fechadas, e o sistema de rodízio de carros vai fazer com que pelo menos 30% dos veículos permaneçam parados. Além disso, fábricas poluentes e obras de construção também vão interromper suas operações, segundo ordenou a Secretaria de Proteção do Meio Ambiente.

Antes e depois

Até mesmo atividades cotidianas, como um churrasco, estão proibidas. Segundo instruções da Secretaria, as pessoas devem ficar ao máximo em locais fechados e fazer uso de máscaras.

Mesmo que Pequim tenha iniciado um programa para medir e reduzir a poluição no início deste ano, no domingo (6) o governo já havia anunciado o alerta laranja, que corresponde ao segundo nível mais grave.

Segundo o novo sistema, esse alerta é emitido quando a concentração por metro cúbico das partículas PM 2,5, que são consideradas as mais perigosas, chegam a 200 microgramas. Quando os níveis ficam assim por três dias, é emitido o alerta vermelho.

Pela manhã, a concentração estava em 240 microgramas por metro cúbico. Para se ter noção, o ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 25 microgramas. Segundo o canal de notícias local CCTV, durante o fim de semana, partes de Beijing tinham uma visibilidade de apenas 200 metros.

Qual opção você considera a melhor para diminuir a poluição de uma cidade? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: