Seja o primeiro a compartilhar

Dia da Terra: 9 coisas que você precisa saber sobre esta data

Equipe MegaCurioso

Talvez você nem saiba, mas o dia 22 de abril é mundialmente o Dia da Terra e, para comemorar a ocasião, organizações de todo o planeta se mobilizam na data para discutirem temas relacionados ao meio ambiente de uma forma geral. A seguir, confira algumas curiosidades sobre a data e o que ela representa:

1. A data

Um grande acidente com óleo na Califórnia, em 1969, trouxe à tona, não apenas nos EUA, mas em todo o mundo, a necessidade de nos preocuparmos mais com o meio ambiente, e, com base nos movimentos antiguerra que existiam no momento, o dia 22 de abril do ano seguinte ao acidente ambiental acabou sendo escolhido como o Dia da Terra.

Começou rápido e deu certo.

2. No primeiro dia, 20 milhões de norte-americanos foram às ruas

A data já nasceu com milhões de adeptos preocupados com o futuro do planeta. Nesse dia, estima-se que 20 milhões de americanos tenham protestado, feito manifestações e promovido eventos que pretendiam conscientizar a população. Em Nova York, a eletricidade chegou a ser cortada em várias regiões e em uma das manifestações, um carro, símbolo de poluição, foi completamente destruído.

Mobilização é fundamental.

3. No início, a ideia era mobilizar universitários

Por causa da mobilização que muitos estudantes haviam feito em decorrência da Guerra do Vietnã, acadêmicos de Harvard foram chamados para promover a data. O dia 22 de abril é quando a maioria dos campi universitários dos EUA está entrando no Spring Break, que é uma semana de férias no início da primavera.

Todos juntos.

4. A data foi recebida com críticas também

Grupos conservadores se opuseram à criação do Dia da Terra, argumentando que a ocasião era uma forma velada de celebrar o aniversário de Vladimir Lenin. Entre outros argumentos, estava o de que a data era uma desculpa para não tratar de assuntos mais importantes e de permitir que empresas não engajadas ambientalmente pudessem parecer “boazinhas” uma vez ao ano.

Lenin, claro.

5. Mudanças de opinião

Em 1970, 25% dos americanos se posicionaram a favor da instauração de políticas ambientais – um aumento de 2.500% em relação ao ano anterior! Apenas oito meses após o primeiro Dia da Terra o então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon aprovou a criação da Agência de Proteção Ambiental.

Ponto positivo!

6. A data se tornou internacional

Em 1990, o Dia da Terra passou a ser celebrado em todos os países do mundo, com 141 nações efetivamente envolvidas. Uma década depois, na virada do milênio, o Dia da Terra se tornou um movimento emergente e adotado, agora, por 184 países e contando com a ajuda de 5 mil organizações ambientais. Depois de 40 anos de sua implantação, a estimativa é de que o Dia da Terra já tenha mobilizado 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, que participaram de diversas atividades.

O Planeta agradece!

7. Dia Internacional da Mãe Terra

Esse foi o nome dado em 2009 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que acrescentou o termo “mãe” como símbolo do nosso planeta.

E olha que mãe bonita!

8. Até a NASA colaborou

Durante a missão lunar Apollo 14, em 1971, o astronauta Stuart Roosa levou consigo para o espaço uma série de sementes que, depois de seu retorno, foram germinadas e plantadas com sucesso em torno de alguns monumentos dos EUA e de outros países.

Incrível!

9. Temas

Em 2016, o tema do Dia da Terra foram as árvores, e a ideia era plantar 7,8 bilhões de árvores ao longo dos próximos cinco anos. Só para você ter ideia, um acre de árvores absorve a mesma quantidade de dióxido de carbono produzido por um carro que tenha percorrido 42 mil km. Em 2011, foram plantadas 1 milhão de árvores no Afeganistão.

Árvores e mais árvores, por favor!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER