Cientistas usam bactérias para produzir 'biogasolina'
90
Compartilhamentos

Cientistas usam bactérias para produzir 'biogasolina'

Último Vídeo

Não é nenhuma novidade que pesquisadores de todo o mundo vêm buscando novas alternativas para reduzir — e até substituir — os combustíveis fósseis que movem o nosso planeta. Inclusive existem diversas promessas de biocombustíveis surgindo por aí. O problema é que a conversão em grande escala dos equipamentos para que funcionem com outras substâncias, como você pode imaginar, é um processo extremamente caro.

Além disso, no caso da gasolina, por exemplo, comparado ao desempenho de um veículo que roda com biocombustíveis, quem já rodou com os dois sabe que existem diferenças no que diz respeito à potência e consumo do automóvel, além de as “opções verdes” eventualmente ocasionarem problemas mecânicos, como a corrosão do motor e outras peças.

Biogasolina

No entanto, de acordo com o site New Scientist, pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, conseguiram produzir um biocombustível idêntico à gasolina a partir de bactérias Escherichia coli. Para isso, os cientistas agregaram o material genético de microrganismos encontrados na cânfora, no solo e genes de algas azuis e verdes ao DNA da E. coli, e depois alimentando essas bactérias com açúcar.

Como resultado, os pesquisadores obtiveram enzimas que foram convertidas em ácidos graxos. Depois, esses ácidos foram transformados em hidrocarbonetos idênticos aos que compõem a gasolina. Esta é a primeira vez que um resultado como este é obtido em laboratório, e a equipe agora está trabalhando no desenvolvimento de uma forma de produzir essa biogasolina em larga escala.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.