Grupo satânico pretende levantar uma estátua de Baphomet nos Estados Unidos
125
Compartilhamentos

Grupo satânico pretende levantar uma estátua de Baphomet nos Estados Unidos

Em dezembro de 2013, o grupo religioso The Satanic Temple – baseado em Nova York – deu início a uma campanha de crowdfunding para reunir fundos para construir um monumento público para ser instalado no Capitólio da cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos. Em pouco mais de um mês, a campanha – que tinha como meta alcançar 20 mil dólares – conseguiu bater a marca de 28 mil dólares.

Na página do Indiegogo, Lucien Greaves, o responsável pela campanha, comenta que a estátua é um monumento histórico e importante para a diversidade religiosa, cujo “propósito é complementar e contrastar com o monumento dos Dez Mandamentos que já se encontra ao norte do prédio”.

O polêmico monumento citado por Greaves foi instalado em 2012, tendo sido doado à Comissão de Preservação do Capitólio de Oklahoma pelo político republicano Mike Ritze, que usou o próprio dinheiro para custear a peça. Seguindo a mesma lógica, o Satanic Temple também pretende doar sua estátua para o órgão estadual. “Se eles abriram a porta para um, abriram para todos”, comenta o responsável pelo grupo.

Vice

Desde que o projeto teve seu financiamento aprovado, um artista especializado em esculturas clássicas está trabalhando em Nova York. O monumento deve trazer a figura de Baphomet acompanhado de duas crianças que o admiram sentado sob um pentagrama invertido. A estátua – que deve ser finalizada dentro de alguns meses – terá mais de dois metros de altura e será revestida em bronze.

Não é nem preciso comentar que o projeto se transformou em uma grande polêmica e repercutiu na mídia internacional, dividindo opiniões e arrancando reações calorosas de muitas pessoas. Mas mesmo com todo o debate que a estátua suscitou, o grupo espera conseguir ter sua doação aprovada e finalmente instalar o monumento na cidade.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER