Fascinante vídeo mostra centenas de homens formando um redemoinho dançante

03/09/2014 às 08:481 min de leitura

O vídeo que você vai assistir a seguir aparentemente foi capturado na Chechênia durante a celebração de uma cerimônia religiosa. O clipe é absolutamente fascinante e mostra centenas de homens dançando juntos ao som de uma música rítmica e hipnotizante que define a velocidade, a direção e a forma como a massa de corpos se movimenta. Confira:

Mas, afinal, o que está acontecendo ali?

A sequência que você viu acima se chama “Zikr” e consiste em uma dança ritualística do sufismo, uma corrente contemplativa e mística do islamismo. Também conhecida como “Dikr”, ela é protagonizada na região do Cáucaso, próximo ao centro islâmico da Chechênia, e assim como outras danças realizadas por sufis — como os dervixes da Turquia, por exemplo —, tem como objetivo criar uma relação mais íntima e direta com Deus por meio de música, dança e cânticos.

Devido às tensões vividas na região após o colapso da União Soviética, esse tipo de demonstração religiosa não acontecia com muita frequência em público, mas nos últimos anos vem ocorrendo um resgate dessa tradição.

No caso do vídeo, durante o ritual, os homens formam vários anéis humanos — que ficam uns dentro dos outros — e batem com seus pés descalços no chão conforme vão balançando seus corpos e produzindo ruídos guturais. Esse som vai enchendo o ambiente enquanto uma voz pode ser ouvida sobre todas as demais cantando variações do nome de Deus.

Depois de algum tempo, todos param e começam a caminhar em círculos — no sentido horário e anti-horário —, até que vão ganhando mais e mais velocidade. Então, todos passam a dar pequenos saltos e a bater os pés que se encontram na face exterior do círculo de forma sincronizada e, eventualmente, os anéis se fundem formando um redemoinho. Interessante, não é mesmo? 

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: