10 truques imperdíveis para quem tem mania de limpeza

15/09/2018 às 03:013 min de leitura

Mesmo que você não seja um verdadeiro maníaco por limpeza, a verdade é que nunca é demais conhecer alguns truques que facilitem a sua vida na hora de eliminar sujeirinhas indesejáveis ou manchas persistentes.

Afinal, quem é que não quer usar fones de ouvido limpinhos, ver os tênis voltando a ficar branquinhos, dar um jeito em panelas queimadas ou descobrir como se livrar de marcas de batom incriminadoras? Pois nós aqui do Mega Curioso reunimos essas e outras dicas de limpeza na lista a seguir. Confira:

1 – Manchas nas axilas

Sabe aquelas desagradáveis e persistentes manchas que aparecem nas axilas de camisetas e camisas? Para se livrar delas, misture uma colher de sopa de detergente líquido — desses para lavar louça —, entre 3 e 4 colheres de sopa de água oxigenada e um par de colheres de bicarbonato de sódio sobre a área afetada e dê uma boa esfregada.

2 – Objetos de cobre

Se você possui objetos de cobre — como panelas e enfeites —, então você sabe que com o tempo eles vão escurecendo e se tornando mais opacos. Para remediar a situação, esfregue um limão cortado ao meio coberto com sal sobre a superfície do objeto que você deseja que volte a brilhar.

3 – Panelas queimadas

Por mais que sejamos cuidadosos, é inevitável queimar as panelas de vez quando. E, quando isso acontece, uma das primeiras coisas que surgem nas nossas mentes é o trabalhão que teremos para deixá-las brilhando novamente. Entretanto, não existe motivo para tanto sofrimento, pois limpar uma panela queimada é mais simples do que parece.

Basta misturar um pouco de água com uma xícara de vinagre e levar a panela ao fogo até a mistura começar a ferver. Então, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, descarte o excesso da mescla de água e vinagre e esfregue bem.

4 – Panelas de ferro

E, já que estamos no assunto das panelas, para higienizar as de ferro, use uma esponja macia e uma pasta feita de sal e um pouco de água. O sal funciona como um abrasivo natural que ajuda a remover restos de comida da superfície da panela, além de absorver parte da gordura sem prejudicar as características do material. Depois de limpa, seque a panela sobre o fogo e, após esfriar, espalhe uma pequena quantidade de óleo vegetal para evitar que ela enferruje.

5 – Tábuas de corte

Como você sabe, não adianta simplesmente lavar as tábuas de corte com água e sabão para se livrar de possíveis restos de alimentos e germes. No caso das tábuas de madeira ou bambu, depois de lavá-las com detergente como de costume, você pode espalhar um pouco de sal sobre a superfície e esfregar cuidadosamente com a metade de um limão, enxaguar bem com água quente e deixar secar completamente antes de guardar.

Já para higienizar as tábuas de plástico, você pode deixá-las de molho durante pelo menos uma hora em uma mistura de água quente e água sanitária. Só tome cuidado para não manchar as roupas que você estiver usando!

6 – Foninhos de ouvido

Às vezes você fica com nojinho dos seus fones de ouvido? Pois, para que eles fiquem sempre bem limpinhos, basta umedecer — cuidado para não encharcar! — um cotonete com um pouco de álcool isopropílico e higienizar a superfície com cuidado.

7 – Purpurina

Se você — maníaco por limpeza — já derrubou um vidro de purpurina no chão, então você sabe o pesadelo que é se livrar das malditas partículas brilhantes, não é mesmo? Pois, antes de se desesperar e esperar que o produto se espalhe até a sua alma, pegue um pedaço de massa de modelar (a boa e velha massinha) e vá recolhendo o material.

8 – Marcas de batom

Independente da forma como você conseguiu uma mancha de batom na gola da camisa — ou em qualquer outra peça de roupa —, é possível se livrar do sinal incriminador facilmente. Basta aplicar spray de cabelo sobre o local e deixar agir por cerca de 10 minutos. Depois, em vez de esfregar, vá dando batidinhas com um pano úmido e lave o tecido normalmente.

9 – Tinta de caneta

O spray de cabelo não serve apenas para remover as provas do crime de golas de camisa. Ele também pode ser usado para eliminar manchas de tinta de caneta de tecidos. Assim, aplique uma generosa quantidade do spray sobre a área a ser limpa e depois use uma esponja ou pano úmido para remover o excesso do produto — mas faça isso aplicando pressão sobre o local tratado sem esfregar —, repetindo a operação até a mancha sumir completamente.

10 – Tênis

Você quer deixar as bordas dos seus tênis velhos branquinhas de novo? Coloque um pouco de pasta de dentes e em um pedaço de lã de aço — mais conhecida como Bombril — e esfregue as partes sujas do calçado com vontade. Opcionalmente, você também pode usar uma escova de dente velha para fazer o serviço.

*Publicado em 26/01/2015

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: