Artes/cultura
30/03/2017 às 10:04•2 min de leitura
Você já ouviu falar sobre o Parque Estadual de Terra Ronca? Situado no extremo nordeste de Goiás, nas cidades de São Domingos e Guarani de Goiás, o parque abriga mais de 200 grutas e cavernas — e reúne o maior número dessas estruturas na América do Sul. Entre elas está a espetacular Lapa Terra Ronca, considerada uma das maiores do Brasil, com uma entrada que mede 96 metros de altura e 120 metros de largura. Veja a seguir:
"Entradinha" da Lapa Terra Ronca
A Lapa Terra Ronca é uma caverna de rochas dolomíticas — um tipo sedimentar — e calcário que recebeu esse nome por conta do “ronco” produzido pelo rio Lapa que corre em seu interior. Devido a um colapso sofrido há milhares de anos, a caverna ficou dividida em duas áreas, Terra Ronca I e II, ambas impressionantes e abertas ao público. Confira:
Interior (imenso!) da lapa
No interior dessas duas cavernas, os visitantes se deparam com imensas estalactites e estalagmites, assim como com colunas gigantes, delicadas flores de cálcio, pérolas de calcário, travertinos e outros afloramentos rochosos. Veja só as colunas:
Não são impressionantes?
Mas as grutas Terra Ronca I e II não são as únicas estruturas impressionantes que existem no parque: próximo dali se encontra um complexo formado por três cavernas que passam de 4 quilômetros de extensão chamado São Bernardo. Dê só uma olhadinha:
Simplesmente incrível!
Veja outra maravilha que existe no parque, chamado Salão dos Travertinos Gigantes na Lapa do São Mateus II:
Mundo subterrâneo
E tem esta aqui também, conhecida como Salão da Floresta Branca na Lapa do Bezerra:
Floresta Branca
Na verdade, segundo Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta, a região onde o Parque Estadual de Terra Ronca se encontra tem mais de 600 milhões de anos e, conforme um guia local explicou a ele, as denominações gruta, caverna e lapa têm o mesmo significado.
De acordo com Eduardo, o parque possui área de aproximadamente 57 mil hectares e são tantas as cavernas, que nem todas foram exploradas ainda. Para você ter uma ideia, uma delas, a Lapa de São Vicente — com mais de 13,5 quilômetros de extensão —, está sendo mapeada desde meados dos anos 70! Nessa caverna, aliás, é possível encontrar 12 cachoeiras e um paredão com 40 metros de altura, onde dá para fazer rapel.
Interior da Lapa de São Vicente
Abaixo, o interior da Lapa de São Bernardo III:
Belezas (ocultas) do nosso país
A seguir, o deslumbrante Salão dos Espelhos da Lapa da Angélica:
Não é uma gruta belíssima?
E olha outra imagem da Lapa de São Bernardo III, mostrando o Salão do Encontro. Não parece uma paisagem de outro mundo?
Surreal
E aí, caro leitor, você já tinha ouvido falar sobre esse incrível parque? Conte aí nos comentários!
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!