Vai viajar nestas férias? Conheça as 10 piores companhias aéreas do mundo

08/07/2013 às 06:203 min de leitura

Se você costuma viajar com frequência, já deve ter passado por diversas experiências positivas e negativas relacionadas às companhias aéreas, não é mesmo? E certamente você consegue nomear quais são as que mais agradaram ou desagradaram em aspectos como simpatia da tripulação, qualidade das comidinhas servidas a bordo e se as poltronas são espaçosas, por exemplo.

Pensando nisso, para dar uma forcinha aos viajantes na hora de escolher com quais companhias viajar, o pessoal do site Business Insider publicou uma lista com as piores do mundo, elaborada com base em avaliações realizadas pelo Skytrax.

O ranking foi criado a partir da opinião de pessoas que encaram longos trajetos na classe econômica, levando em consideração aspectos como entretenimento a bordo, conforto das poltronas, higiene no interior da cabine, qualidade das refeições e eficiência da tripulação. A pontuação varia de 0 a 100 e você pode conferir a seguir — em ordem decrescente — quais são as 10 piores companhias aéreas do planeta:

10° lugar: Syrian Air

Nota: 44,8.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Esta companhia síria tem operado com um número reduzido de voos desde o início da guerra civil, devido às pesadas sanções impostas pela União Europeia. Mas, além dessa questão, a avaliação ruim também se deve ao fato de que, no ano passado, uma de suas aeronaves colidiu com um helicóptero militar em pleno voo. E, apesar de o avião ter pousado em segurança com seus 200 passageiros, não se sabe se ocorrerem fatalidades ou se alguém ficou ferido.

9° lugar: Tajik Air

Nota: 43,3.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Esta empresa tajique já sofreu dois acidentes fatais desde a sua fundação na década de 20, que provocaram a morte de mais de 200 pessoas. Contudo, apesar dos desastres, a Tajik Air recebeu estrelinhas graças à boa interação dos comissários de bordo com os passageiros e pelo conforto de suas aeronaves.

8° lugar: Iceland Express

Nota: 42,8.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Contando com apenas duas aeronaves em sua frota, esta pequenina companhia aérea de baixo custo da Islândia recebeu alguns pontinhos pela qualidade de suas refeições, assistência da tripulação durante o embarque e pela constante presença de comissários na cabine.

7° lugar: Rossiya Airlines

Nota: 42,7.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

De origem russa, a Rossiya Airlines conta com uma frota de aviões da Airbus, Boeing e alguns de fabricação nacional também, mas não pontuou muito bem junto aos passageiros da classe econômica durante os voos mais longos.

6° lugar: Bulgaria Air

Nota: 41,8.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Contando com 18 aeronaves em sua frota, a Bulgaria Air está trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços que oferece. Ela recebeu pontinhos da Skytrax por seu serviço de bordo, tripulação capaz de se comunicar com estrangeiros e por oferecer amenidades como travesseiros e cobertores, e recentemente incluiu voos de baixo custo a Amsterdã para facilitar as conexões com o resto da Europa, os EUA e o Canadá.

5° lugar: Air Koryo

Nota: 39,2.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

A Air Koryo é uma empresa estatal norte-coreana que, além de encher os ouvidos dos passageiros com hinos e marchas revolucionárias durante as viagens, oferece refeições descritas como “comíveis”, e conta com uma enorme quantidade de vapor dentro da cabine. E mais: apenas duas de suas aeronaves podem entrar no espaço aéreo da União Europeia.

4° lugar: Uzbekistan Airways

Nota: 37,5.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Desde o seu voo inaugural em 1992, a Uzbekistan Airways já sofreu três acidentes fatais que provocaram a morte de 54 pessoas no total. Além disso, a eficiência da tripulação em atender aos passageiros não é lá essas coisas, e as opções de entretenimento durante os voos também deixam bastante a desejar.

3° lugar: Ukraine International Airlines

Nota: 36,3.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Apesar de oferecer voos para mais de 60 destinos espalhados pela Europa, pela Ásia e pelo Oriente médio e de não ser odiada pelos passageiros — além de até ter transportado o Papa João Paulo II pela Ucrânia em uma ocasião —, a Ukraine International Airlines se deu mal em todos os demais itens avaliados, deixando-a no terceiro lugar da lista.

2° lugar: Sudan Airways

Nota: 33,3.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Embora as aeronaves da Sudan Airways tenham recebido boas avaliações graças ao conforto das poltronas, todos os demais aspectos considerados obtiveram resultados ruins. Além disso, a companhia foi banida de voar à Europa, e só oferece opção de voos para o Oriente Médio, a África ou voos domésticos dentro do Sudão.

1° lugar: Turkmenistan Airlines

Nota: 30,8.

Fonte da imagem: Reprodução/Business Insider

Classificada como a pior companhia aérea do mundo para se voar na classe econômica, a Turkmenistan Airlines conta com uma frota de aeronaves da Boeing para transportar seus passageiros. A péssima nota é resultado da falta de conforto de suas poltronas, poucas opções de entretenimento a bordo, demora por parte da tripulação em atender aos passageiros e o fato de que não se comuniquem muito bem com viajantes estrangeiros.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: