Conheça 5 passeios guiados bem esquisitos em diferentes partes do mundo

14/11/2013 às 08:413 min de leitura

Museus, parques e praças são paradas obrigatórias para os turistas que não fogem do padrão ao conhecer novos destinos. Mas como escapar dos roteiros tradicionais e ter uma experiência nova em outra cidade? Foi pensando nisso que algumas agências criaram passeios guiados muito diferentes de tudo o que você possa imaginar.

São cidades espalhadas pelo mundo que oferecem opções para quem quer conhecer histórias, lugares e a cultura local de um jeito muito diferente, o que acaba proporcionando uma nova perspectiva para os turistas. Confira cada um dos passeios e compartilhe conosco nos comentários qual deles você não perderia por nada!

1. Os campos nucleares de Chernobyl, Ucrânia

Máscaras de gás que foram deixadas para trás pelas crianças em Chernobyl. Fonte da imagem: Reprodução/The Sun

Embora pareça oferecer riscos para a saúde, já é possível fazer passeios guiados na cidade de Chernobyl, território da União Soviética que sofreu um desastre nuclear devastador em 1986. A cidade é mundialmente conhecida por ser o lugar em que ocorreu o pior acidente nuclear da história e por ainda ter pontos de radiação. Hoje, Chernobyl é uma grande área em que a destruição e o abandono tomaram conta, formando praticamente uma cidade-fantasma.

Os grupos interessados em visitar o local são levados até a Zona de Exclusão, uma área de mais de 30 quilômetros que só pode ser acessada através desses passeios guiados. Os visitantes são levados até a usina nuclear, onde ficam a 30 metros do Reator 4, o equipamento que causou a horrível catástrofe. No caminho até a usina, o grupo também passa pelo vilarejo de Kopachi, onde entram em um jardim de infância que está com brinquedos e livros cobertos de poeira esperando pelas crianças que nunca voltarão.

2. Os esgotos de Paris, França

A imagem mostra um dos muitos esgotos ativos em Paris. Fonte da imagem: Reprodução/Studio Siano

Enquanto os turistas apreciam os perfumes mais exóticos, o aroma dos vinhos locais e o cheirinho de uma baguete recém-assada, você pode escolher um programa diferente e conferir de perto o cheiro dos esgotos da Cidade Luz.

Pode parecer nojento, mas o passeio pelos esgotos de Paris é uma das atrações da cidade. Ao conhecer o que se esconde por baixo da metrópole, você passa a ver um lado diferente da história da capital parisiense. Certamente a Torre Eiffel ou o Louvre tem muito mais a oferecer, mas andar pelo lado sujo e mal cheiroso de Paris certamente vai ampliar seus horizontes.

3. Os rituais de vodu, Haiti

Altar de vodu haitiano criado para um festival dos espíritos. Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Embora o Haiti tenha sido destruído por um terremoto em 2010, os visitantes que chegam ao país ainda podem aproveitar para conhecer um pouco do lado mágico de uma das religiões professadas pela população: o vodu.

Os grupos que participam da Mystical Tour são primeiramente levados para assistir a uma cerimônia, onde são apresentados ao sacerdote e aos praticantes da religião. Em seguida, os guias convidam os turistas mais curiosos a participar da cerimônia, que pode ou não envolver o sacrifício de animais. Além disso, os turistas ficam conhecendo os diferentes tipos de rituais e espaços sagrados em todo o país. Para os mais corajosos ou aqueles que desejam despertar seu lado místico, esse passeio é ideal.

4. Os crimes de Charles Manson, Estados Unidos

O corpo da atriz Sharon Tate é retirado da cena do crime que aconteceu na noite de 9 de agosto de 1969. Fonte da imagem: Reprodução/National Post

Em Los Angeles, existem empresas de turismo especializadas em promover visitas às cenas de crimes reais e recontar as histórias mais horripilantes que se escondem no passado da cidade. A Helter Skelter Tour é uma dessas opções e se concentra nos acontecimentos acerca da Família Manson e dos conhecidos assassinatos da década de 1960.

As empresas disponibilizam uma van para levar os turistas que gostam de fugir do tradicional para conhecer os locais onde Charles Manson e seus seguidores cometeram os assassinatos e as rotas de fuga que os criminosos utilizaram para deixar a cena do crime. Vídeos com imagens reais da época são transmitidos dentro da van para aumentar ainda mais o clima sombrio do passeio.

O pacote também inclui uma passagem pela torneira em que um dos assassinos parou para limpar o sangue de Sharon Tate das mãos, além de uma paradinha no restaurante em que a Sra. Tate teria feito sua última refeição. Mórbido e intrigante, esse passeio pode acabar sendo muito mais emocionante do que ver o letreiro de Hollywood.

5. Os círculos dos alienígenas, Inglaterra

Um desenho de 240 metros composto por 409 círculos foi encontrado na Inglaterra em 2001. Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

A Inglaterra é a terra da rainha, do Big Ben, de algumas bandas de rock bem bacanas e do chá das cinco. Até aí, tudo dentro da normalidade. Mas, se pararmos para pensar em Stonehenge, outro marco da Grã-Bretanha, as coisas começam a ficar estranhas.

Desde círculos misteriosos que aparecem nas plantações, raios globulares que se assemelham a bolas de fogo e a estranha formação de Stonehenge, existem agências de turismo especializadas em passeios acerca desses fenômenos inexplicáveis. Os turistas sobrevoam as plantações para visualizar os círculos e caminham nos campos enquanto ouvem histórias sobre os alienígenas.

Algumas dessas empresas pedem que os turistas assinem um termo de responsabilidade e avisam que a energia dos locais pode causar danos a câmeras e laptops. Ainda, as agências sugerem que pessoas que utilizam marca-passo não participem da experiência, afinal, é por sua conta e risco.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: