Quem inventou as escovas de dente?

16/06/2018 às 03:011 min de leitura

Hoje nós possuímos utensílios tão básicos e essenciais que nem sequer imaginamos como nossas vidas seriam sem eles. São coisas simples, como pentes, escovas, talheres, acessórios, entre muitos outros itens. Entretanto, em um passado não tão remoto, algumas dessas peças não eram comuns e faziam muita falta para a população.

Por exemplo, as escovas de dente que conhecemos hoje só foram criadas em 1939. Contudo, outras versões dos modelos atuais já eram utilizados há cerca de 3.000 anos a.C. Segundo alguns historiadores, certas civilizações antigas utilizavam finos "galhos de mastigação" após as refeições, esfregando as pequenas madeiras lentamente nos dentes para limpá-los.

As escovas de dente com cerdas, semelhantes às que possuímos hoje, foram criadas na China, em 1498. As cerdas eram muito duras, feitas de cabelos grossos que eram extraídos de um tipo de porco chinês e fixadas em uma pequena estrutura constituída basicamente de bambu ou de ossos.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

As cerdas de javali foram utilizadas em muitos países até 1938, quando os populares fios de nylon foram introduzidos no mercado pela empresa DuPont. A primeira dessas escovas foi batizada de "escova de dente milagrosa do Doutor Oeste". Porém, elas só ficaram realmente conhecidas após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados entraram em contato com os diferentes modelos e fizeram da higiene bucal um hábito, espalhando-o pelo mundo. 

*Publicado originalmente em 28/06/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: