Conheça o kotatsu: o artefato que não vai deixar você levantar

29/10/2015 às 11:261 min de leitura

Galeria 1

Toca o seu despertador de manhã naquele dia mais rigoroso do inverno. Mesmo que o cobertor não esteja dando tanta conta do recado, é muito difícil encontrar forças para levantar e iniciar o seu longo dia de estudos ou trabalho. Guerreiro e em plena consciência, você luta contra quase todas as partes do corpo para sair de baixo das cobertas e enfrentar o frio que te espera fora da cama.

Se você se identificou com essa situação, provavelmente mora em um lugar onde faz bastante frio e vai entender por que o kotatsu pode tornar os seus dias ainda mais difíceis. Bem, pelo menos o começo dos dias, já que as noites maravilhosas estão garantidas.

O kotatsu é uma invenção japonesa que consiste de uma colcha posicionada entre a armação e o tampo de uma mesa, na qual a parte inferior possui uma fonte de calor. A origem desse objeto é datada do século 14 e ele é derivado dos irori (espécie de lareira japonesa). A diferença desse artefato é que sua versão moderna é móvel, tratando-se de uma evolução dos modelos fixos cavados no chão, utilizados no século 17.

O conceito do kotatsu tem o objetivo de aquecer o corpo inteiro das pessoas, levando em consideração que elas estejam usando os tradicionais robes japoneses. Dessa forma, o calor sairia por baixo da colcha pelo meio das vestes, mantendo os indivíduos aquecidos dos pés até o pescoço. Como a maioria das residências japonesas possui pouco isolamento em suas construções, esse item se tornou um excelente recurso para deixar os ambientes aquecidos por lá.

Confira na galeria do topo da matéria como é o kotatsu, seus diferentes formatos, suas possibilidades e imagine o quão confortável pode ser o seu cochilo no abrigo do calor desse objeto. Incrível, não acha?

E você leitor, gostaria de ter um Kotatsu em casa para os dias de muito frio? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: