Tangentes: o conceito do design que explica seus memes preferidos

19/10/2022 às 11:002 min de leitura

Você provavelmente já morreu de rir de vários memes de crianças com cabeça de adulto, objetos se sobrepondo ou com pessoas tão próximas umas das outras que mal dá para saber quem é quem. Não é muito raro nos depararmos com imagens como essas, que por alguma razão não sabemos explicar exatamente o motivo de tamanha estranheza.

Muitas vezes é preciso dar duas, três, quatro olhadinhas até finalmente perceber do que se trata e, aí sim, cair na gargalhada. Acontece que em diversas ocasiões a graça da foto pode ser facilmente explicada com, pasme, geometria — como é o caso daquelas envolvendo o efeito conhecido como tangente.

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

O que são tangentes?

Provavelmente existe ao menos um resquício de memória na sua cabeça sobre os tempos de escola, quando o professor ou professora explicou o que eram tangentes. Na geometria, uma tangente é o ponto onde uma linha toca uma curva; já na trigonometria, ela é a razão entre os catetos (oposto e adjacente) dos ângulos agudos de um triângulo retângulo. Mas o que isso tem a ver com memes? Calma, estamos chegando lá!

No mundo das ilustrações, fotografias e artes visuais, tangentes são algo similar, mas ainda assim diferente. No caso, uma tangente no que diz respeito a desenhos e imagens nada mais é do que todo e qualquer local onde um elemento toca em outro, muitas vezes sobrepondo uns aos outros. Parece complicado, mas, como mostra a ilustradora Joana Fraga, na realidade é muito simples.

Exemplo didático feito pela ilustradora Joana Fraga. (Fonte: @jojo_fraga/Twitter/Reprodução)Exemplo didático feito pela ilustradora Joana Fraga. (Fonte: @jojo_fraga/Twitter/Reprodução)

Vamos fazer um teste: olhe para a frente. Esteja onde estiver, você vai ver uma porção de coisas: seu celular ou computador, por exemplo, estará à frente de outros elementos como estantes, mesas, bancos, árvores e por aí vai. Na vida real, nossos olhos nos permitem enxergar o mundo com a noção de distância e profundidade, algo que não pode ser aplicado tão facilmente em ilustrações sem muito conhecimento e habilidade.

É por esse motivo que muitas vezes olhamos para desenhos ou fotos e identificamos alguns elementos esquisitos, que podem tornar a coisa toda muito estranha. Uma ilustração com vários elementos em diferentes planos se tocando pelas tangentes pode passar a impressão de achatamento e até mesmo estragar completamente a composição da arte.

Por isso, artistas utilizam alguns artifícios para fugir do problema, mirando a câmera por um ângulo diferente ou desenhando os elementos um pouquinho mais distantes uns dos outros. Quando isto não acontece, porém, é aí que tudo começa a ficar engraçado.

As tangentes e os memes

Existe uma infinidade de imagens engraçadas pela internet que são facilmente identificadas e explicadas por tangentes. Por exemplo, na imagem abaixo, a roupa da grávida, com a barriga e as pernas expostas, causa um efeito engraçado e dá a impressão de que estamos olhando para o seu bumbum por um ângulo esquisito.

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Na próxima imagem, podemos ver exemplos de composições inesperadas, provavelmente capturadas ao acaso, que geraram resultados bastante engraçados.


(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Na figura, vemos dois patinadores com trajes de cores combinando em uma posição que dá a impressão de que a moça, de calças, empurra o homem que, por sua vez, usa uma saia.

É por isso que é tão importante a fotógrafos, ilustradores e artistas visuais em geral conhecerem e dominarem conceitos e técnicas como perspectiva, ponto de fuga e muito mais para não precisar sair pela tangente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: